O cavalo andaluz é o mais elegante: descubra por que ele é tão espetacular

De trote elegante e galope suave, o andaluz é um cavalo de pelagem brilhante, nas cores cinza, preta ou branca. É originário do sul da Espanha, da região da Andaluzia, no século XV. Criados pelos monges nos mosteiros de Sevilha e Jerez, a raça foi influenciada pelos cavalos de exércitos invasores, durante o domínio árabe.

O cavalo andaluz reinou durante vários séculos em todo o mundo. Conhecido como a encarnação da perfeição, atualmente as melhores cópias andaluzas são usadas em arena. Ágil e poderoso, foi também um grande cavalo de batalhas e tem puxado carruagens reais, por isso ganhou o apelido de “Cavalo dos Reis“.

A origem da raça está associada com os cavalos da região do Volga e da raça Friesian, desenvolvida durante as Cruzadas.

Esta raça de cavalos praticamente não existia no resto do mundo, até a década de 1960, quando se revogou a proibição de exportação e, então, eles puderam chegar a outros continentes.

Características

Características do cavalo andaluz

O cavalo andaluz é raro não só na América, mas também a nível mundial. Há menos de 20.000 exemplares desta raça em todo o mundo.

A particularidade destes animais se deve ao fato de serem uma espécie muito forte e elegante. De pescoço arqueado e curto, corpo forte e resistente, seu temperamento é semelhante ao de qualquer cavalo de batalha, um papel que teve no passado, onde ele foi usado para transportar as pesadas armaduras de batalha.

Como resultado de sua alta resistência e temperamento, a maioria dos cavalos andaluzes foram mortos a partir de 1492 e a raça está ameaçada.

O Andaluz foi originalmente criado para ser um cavalo de cavalaria. Na Espanha, ele é usado em arenas e festivais locais. Ele também está ganhando popularidade em dressage e em saltos de obstáculos.

Sua habilidade atlética é incrível e sua versatilidade é incomparável.

Sua cabeça é finamente esculpida, tem um perfil reto, orelhas móveis e olhos vivazes, profundos, com uma expressão tranquila e amigável.

Seu pescoço é elegante, arqueado, com uma crina bem desenvolvida e de um comprimento farto. Geralmente, ele tem a crina e o rabo ondulados.

A parte de trás deste tipo de cavalos é muito forte e bem desenvolvida. As patas são grossas e as articulações flexíveis.

Cinza é a cor dominante, enquanto o preto é mais raro de se encontrar. Outras cores incluem alguma tonalidade castanha.

Fatos para se lembrar

Cavalo da raça andaluz

Por outro lado, quanto à origem, o cavalo andaluz, é uma das raças mais antigas. Na Andaluzia, foram encontradas pinturas rupestres de cerca 25.000 anos.

Embora não se tenha 100% de certeza sobre a origem dessa raça de cavalos, alguns especialistas argumentam que ela é o resultado do cruzamento com outras raças nativas, trazidas da África pelos árabes.

Em vestígios arqueológicos da arte romana do ano de 206 aC, foi encontrada a beleza do cavalo andaluz em vários objetos.

O cavalo andaluz veio para a América pelas mãos dos conquistadores. Então, durante a Idade Média, os monges cartuxos foram os responsáveis ​​por criar esta raça tão valiosa.

Esta raça de cavalos também foi muito exigida pela monarquia francesa. Se você olhar para os retratos de Francis I e Louis XVI, você vai ver como esses monarcas são retratados com seus cavalos andaluzes.

Eles também foram muito populares com a realeza inglesa. Henry VIII era, muitas vezes, retratado com uma cópia do andaluz. Por ter acompanhado estes personagens de sangue azul, ele é considerado um cavalo real.

Muito tem sido dito sobre o cavalo andaluz e suas virtudes, mas, você sabia que, graças à sua capacidade atlética ele está ganhando popularidade em outros países? Especialmente nos Estados Unidos. Nesse país, ele concorre em doma, salto, condução e competência.

A raça foi destaque em guerras por sua coragem e bravura. Ainda hoje, possui seus atributos testados diante de um feroz touro na Espanha.

Nos Estados Unidos, o cavalo andaluz também é conhecido por sua capacidade de aprender rapidamente e, também, por manter o que aprendeu. Assim, ele pode ser facilmente treinado.