O cavalo malhado: o cavalo dos índios americanos

É bem possível que você já tenha visto exemplares desta raça em filmes e em séries de TV, especialmente se você gosta de filmes de Cowboys contra índios. O Cavalo malhado, também conhecido como chita, é um descendente do cavalo árabe, mas criado e aperfeiçoado pelos nativos americanos dos Estados Unidos. Tem sido muito representado através da iconografia americana, tendo especial importância durante o século XVIII.

Os cavalos indianos, como também são conhecidos, começaram a ser criados por diferentes tribos de peles-vermelhas.

A ideia que os nativos tinham era a de desenvolver um cavalo rápido e forte, criando duas classes de equinos através do cruzamento do cavalo árabe com os cavalos espanhóis.

No entanto, as diferenças entre eles não são muito óbvias, mas incluem as seguintes características:

  • Uma dessas raças é mais robusta e entroncada, herdando mais características do cavalo quarto de milha (Quarter horse), esta raça foi chamada de Paint Horse.
  • O segundo é caracterizado como um cavalo mais pequeno e atlético, com uma maior tendência para árabe, dando origem ao malhado.

A sombra peculiar que leva a raça, serve como camuflagem contra predadores, originalmente era irregular, mas as manchas foram acentuadas através dos processos de cruzamentos de raças a que foram submetidas.

No entanto, a partir de 1930 foi que a raça começou a crescer de uma forma controlada, especialmente com uma aparência mais uniforme, misturada com o puro sangue inglês.

No entanto, a raça ainda tinha variações, embora tenha tido uma consolidação parcial, o que resultou em seu sucesso.

Ainda assim, os criadores tiveram que esperar até a década de 1970 para receber o reconhecimento da raça, apesar de saberem de sua existência desde o século XVI.

Características e temperamento

Temperamento do cavalo malhado

Este cavalo é muito semelhante ao árabe, tanto na sua morfologia quanto em sua personalidade. Com uma altura média de 150cm, é um cavalo de pequeno porte.

Uma das suas principais características é a pelagem, que permite cores diferentes, sob a condição de ser malhada, razão pela qual a raça leva este nome.

A cabeça do cavalo malhado tende a ser achatada e pequena, com um focinho também pequeno e olhos claros, o que o diferencia de espécimes maiores, o pescoço bastante longo e as pernas curtas, porém potentes e musculosas. Estes cavalos são bem encorpados e pesam cerca de 495 kg.

Eles também são cavalos muito inteligentes, o que os torna fáceis de treinar. No entanto, tendem a ser muito ansiosos e energéticos, por isso podem ser difíceis de controlar, mas eles não terão problemas se tiverem um cuidador e um jockey pacientes e dedicados.

Por causa destas características, podemos vê-los em diferentes áreas, como executando serviços de animais em fazendas, participando de atividades de exposição como adestramento e diferentes tipos de passeio; mas eles também são muito apreciados nos esportes como uma raça de velocidade e porte atlético.