O gato Persa: conheça suas características

Esse peculiar gato caracteriza-se por ser de tamanho de médio a grande, de cabeça redonda, maciça e de crânio grande. Tem as maçãs do rosto fortes e proeminentes, focinho curto e queixo forte. Os olhos são grandes, redondos e separados. A posição do nariz, geralmente, é assimétrica e quase à altura dos olhos. Seu nariz não tem profundidade e pode-se dizer que é plano.

O gato persa: características

Características do gato Persa

 

As orelhas do gato Persa são pequenas e redondas, e estão em posição de “V” invertidas sobre a cabeça. As orelhas têm um pouco de pelo nas pontas, que nasce de dentro para fora.

O corpo do gato Persa é musculoso e redondo, muito harmônico com sua cabeça e, em geral, com uma estrutura óssea robusta. O tipo de corpo dessa raça é compacto e é conhecido como “Corpo Corby”. Destaca-se pelas patas que são pequenas e grossas.

Esses felinos têm pelo abundante, espesso, comprido e sedoso ao tato. Têm um rabo muito peludo e redondo nas extremidades. O rabo não ultrapassa em cumprimento a metade do corpo do animal.

Concluindo, podemos dizer que os gatos Persas não se destacam por serem esteticamente harmônicos, mas por serem bem maciços, redondos e robustos.

A tonalidade do pelo destes gatos pode ser muito variada. Há gatos de uma só cor (chamados sólidos), como preto, branco, chocolate, avermelhado e creme. Também podem ser de tons variados, embora os machos possam ter, no máximo duas cores, enquanto as fêmeas podem ter até três cores.

Também existe o chamado gato Persa Himalaya, que distingue-se principalmente por sua agilidade. São gatos menos maciços, menos robustos, porém mais ágeis.

Têm o focinho menos “achatado” e suas marcas “siamesas” são mais chamativas. Em geral, trata-se de um gato mais estilizado.

O gato Persa: recomendações

Gato perssa

 

O gato Persa comum tende a mudar de pelo de tempos em tempos. Para manter a qualidade da pelagem, é muito importante escová-los a cada três dias, como recomendação.

Estamos falando de felinos muito familiares e que gostam muito de estar com crianças. Podemos dizer que, de fato, são gatos que sempre seguem seus donos.

É recomendável que ele tome banhos regulares e você não deve se esquecer que existem técnicas especiais para eliminar o excesso de oleosidade no pelo, assim como a limpeza correta dos ouvidos e rosto. Para isso, você deve consultar um especialista.

O carácter desses gatos é muito tranquilo. Visto que são conhecidos como “tigres do sofá”, porque adoram descansar, tirar um cochilo e não gostam de ser muito incomodados, pois ficam bastante irritados quando isso acontece.

Mas não devemos confundir tranquilidade com facilidade. Esses peculiares felinos requerem muita dedicação por parte de seus donos.

Os filhotes do gato Persa exigem cuidados especiais. O período de gestação é de aproximadamente 64 dias e os filhotes de gatinhos serão sempre numerosos, entre dois ou três. Como os demais filhotes de outras raças, separaram-se da mãe aos três meses.

O Persa é um gato muito vaidoso por natureza. Apesar disso, são de caráter tranquilo e carinhoso. Eles se relacionam bem com os humanos e com outros animais por sua nobreza e por seu temperamento pacífico.

Dos gatos, é o menos selvagem e mais vaidoso de todos.