O Hovawart, um cão ativo e servil

O Hovawart, ou “Hofwart”, como ele também é conhecido, é um cão alemão que faz jus ao seu nome, que significa “guardião do curral” e cujas origens remontam ao século XIII.

Depois de seu surgimento, essa raça teve um importante declive, o qual os pôs à beira da extinção. Diz-se que a razão teve a ver com seus confrontos com os lobos, que costumavam rodear as granjas e os rebanhos que eles cuidavam.

O Hovawart tem uma ascendência que provem do Dogue do Tibete, antepassado de todos os cães de montanha; como o São Bernardo, o Terra nova e o Cão de Montanha dos Períneos.

O cinófilo K.F Köning, grande estudioso desta raça e responsável pela recuperação de sua temporária extinção, recolheu para o seu criadouro alguns exemplares da raça nos arredores da Selva Negra (Alemanha) e em zonas remotas do Hartz, cruzando com outras raças como o Leonberger, o Terra nova, o Pastor Alemão e o Kuvasz, para poder resgatá-los e desfrutar desta magnífica raça.

Características do Hovawart

Cães da raça Hovawart

Os machos medem de 63 a 70cm e as fêmeas de 58 a 65cm, pesam uns 40kg aproximadamente e costumam ser aloirados, negros e negros com manchas loiras. São cães de guarda, de defesa e de companhia.

O Hovawart é um cão grande e robusto, de costas firmes e retas. Sua cabeça é larga e arredondada e de orelhas caídas e triangulares.

Suas patas são grandes e a cauda é longa e coberta de pelos ainda mais longos. Em geral, este cão tem pelos longos e um pouco ondulados.

A personalidade servil do Hovawart

Estes maravilhosos cães têm fortes instintos de proteção e luta, possuem uma grande autoconfiança e têm um temperamento adaptado às circunstâncias.

Tudo isso, combinado com seu excelente olfato e as grandes proporções de seu corpo, o converte em um excelente amigo, guardião, defensor, salvador e rastreador.

O Hovawart é um protetor nato, brincalhão, decidido, agradável, alegre e muito maduro. É um cão que atende ao chefe da matilha, o qual obedece sobre todos e no qual foca sua atenção, energia e carinhos.

Com as crianças é paciente e brincalhão, nunca se cansa de brincar e é um excelente nadador.

Quero um Hovawart!

Filhotes da raça

Se você está pensando em ter um cão e dispõe de um amplo espaço e de muitíssimo tempo para sair com ele para brincar e se exercitar, então o Hovawart é o animal indicado para você.

É importantíssimo que estes cães realizem uma constante atividade física para que se mantenham em boa forma e em um excelente estado de saúde.

Você notará de imediato o quanto ele gosta do campo e do ar livre, de correr, de saltar e até de descansar.

O Hovawart é um cão familiar, não devemos duvidar de sua fidelidade e de sua proteção. Além disso, nosso constante afeto para com ele, afiançará esta fidelidade e tornará mais fácil a tarefa de adestramento, já que ele assimilará mais rápido os comandos que recebe e você verá que ele fará tudo de forma espontânea.

Se tiver crianças em casa, não precisa temer, já que o Hovawart se comporta exemplarmente com os pequenos; ele os protegerá assim que se apresente uma ocasião necessária e brincará com eles com uma paciência infinita.

Os Hovawart são um dos cães mais fáceis de cuidar. Ainda que pareça difícil, devido a abundante pelagem, mas com uma boa escovação, uma vez por semana, conseguiremos que os pelos brilhem constantemente.

Com relação a sua alimentação, eles podem comer ração industrial sem problemas.

A dose de ração diária está entre os 650g ou 850g,o que contribuirá para que ele tenha entre 1.700 e 2.000 calorias diárias, sempre levando em conta, é claro, sua atividade física diária.