O incrível olfato dos cães

Existem muitas maneiras nas quais as pessoas podem chegar a ser parecidas com os animais. Entretanto, a capacidade de olfato dos cães é superior a dos humanos. Os caninos podem cheirar até 100 mil vezes melhor. Enquanto que o cérebro de um cão é apenas uma décima parte do tamanho de um cérebro humano, a área que controla o odor é 40 vezes maior do que nas pessoas.


O ser humano tem uma média de 5 milhões de receptores olfativos, enquanto que esses animais, dependendo da raça, têm entre 125 e 250 bilhões de glândulas odoríferas. Por exemplo, os cães de raça Bloodhound têm 300 milhões receptores de odor.

Os filhotinhos têm sensores de calor no nariz que lhes permite encontrar com a sua mãe durante o tempo em que seus olhos e seus ouvidos estão fechados.

Os cães também podem cheirar coisas a grandes distancia. E seu olfato pode encontrar objetos que se encontram enterrados há vários metros de profundidade.

Ao longo da história da humanidade, as pessoas aproveitaram esse incrível sentido do olfato dos cães, seja para caçar ou pastorear. Entretanto, muitos animais também foram treinados para detectar odores muitos incomuns, como por exemplo os sedimentos de baleias.

Diferentemente dos humanos, um cão podem mexer suas narinas de forma independente, o que lhes permite saber de que direção vem o odor que eles estão detectando.

Os cães dos navios, rastreiam o tesouro fedorento há uma distância de mais de 1, 6 quilômetros. Quando detectam os resíduos de baleia, assinalam a localização reclinando a cabeça para a esquerda ou para a direita, ou fazendo os mesmos movimentos com alguma das suas orelhas.

Um olfato muito aguçado

perro rebusca basura

Através do olfato, os cães também podem detectar certas doenças, como o câncer de pulmão ou de mama. Para isso basta eles cheirarem o hálito das pessoas. Mas sua acuidade olfativa não se esgota aí. Ao cheirar a urina das pessoas, eles também podem identificar o câncer de próstata ou de bexiga.

Os cães também podem identificar certas bactérias. Em 1970, um grupo de cães detectaram uma bactéria que estava provocando a morte de milhões de abelhas. É por isso que, desde esse momento, os apicultores treinam esse tipo de animais para encontrar colmeias doentes, evitando a infecção em enxames saudáveis.

Por outro lado, os cães também podem cheirar feromônios, urina, matéria fecal, pele e o cabelo das pessoas. A partir disso, um cão pode dizer muito a respeito de um humano, incluindo se são homens ou mulheres, o que comem, tocam, se estão preparados para a fertilização, se tiveram filhos recentemente ou tiveram uma falsa gravidez, e até qual é o estado de ânimo em que se encontram. Inclusive, como mencionamos, podem identificar algumas doenças como o câncer, por exemplo.

Que coisas os cães podem cheirar?

lingua-cao-3

Os cães também podem cheirar o policarbonato, um complemento chave na fabricação do DVD. É por isso que esses animais são usados para identificar DVDs falsos e combater a pirataria.

Como dissemos, um cão obviamente também pode cheirar os humanos. É por isso que os cães são sempre usados nas busca de pessoas, sobretudo quando ocorreram acidentes naturais como sismos ou tsunamis.

Por outro lado, é preciso destacar que nos conflitos armados, os cães tiveram um papel muito importante. Durante a guerra do Vietnam, os americanos utilizaram cães treinados para detectar túneis, armas, armadilhas e, claro, também soldados inimigos.

Para a surpresa de muitos, verificou-se recentemente como alguns cães treinados podem alertar os seus donos diabéticos quando seu açúcar no sangue eleva-se a níveis perigosos. Alguns deles até podem, inclusive, procurar um kit de insulina.

Finalmente, os serviços de controle de pragas também recorreram ao poderoso olfato dos cães, sobretudo para encontrar percevejos e outro tipo de insetos. Mas isso não é tudo. Os cães também podem sentir quando as vacas estão ovulando. Sim, sem dúvida, a natureza é muito sábia. Muitos agricultores recorrem a esse serviço eficaz que os cães nos oferecem para detectar qual é o melhor momento para cruzar a suas vacas.