O instinto materno dos gatos… Como se comporta a futura mamãe?

Se a sua gata estiver prenha você vai notar que seu comportamento não é o habitual. Além de aumentar de peso, ela irá procurar chamar sua atenção, além do mais, ela irá precisar de um pouco de tempo para manter sua privacidade. Ela também vai estar mais carinhosa, mas em alguns momentos, terá certa irritação.

Sua gata não irá demonstrar interesse por outros animais e irá descansar durante o dia todo. Para você compreender o seu comportamento e não se assustar, a seguir vamos compartilhar algumas ideias para que você possa acompanhar a sua gatinha durante esse processo. Assim você irá descobrir o instinto materno dos gatos.

Me dê privacidade!

As gatas prenhas vão buscar um lugar novo e seguro onde se encontrem relaxadas. Ali elas vão passar sua gravidez descansando, esperando os seus futuros gatinhos. portanto, se vir que sua gata se esconde no closet, não se assuste. Ela quer estar tranquila, deixa-a ali e respeite sua intimidade.

 

Mais peso

gata-gravida-2

À medida em que a barriga da sua gata aumentar, ela irá começar a se sentir mais pesada e seus movimentos não serão tão dinâmicos como eram há algumas poucas semanas atrás.

Durante a gravidez, as gatas costumam aumentar até mais de três quilos. Por isso ela estará sonolenta com frequência e muito mais tranquila. Quando sua gata estiver nessa etapa, deixa-a descansar, já que nas próximas semanas, quando ela tiver os seus gatinhos, terá que estar por conta deles, atenta às suas necessidades.

Diminui o interesse por outros gatos

Ela não terá interesse por outros gatos, a única coisa que vai lhe importar é dormir e ter privacidade. Embora ela possivelmente passe algum tempo nas áreas abertas de sua casa, sua atitude em geral será um pouco distante.

Por isso, se você tiver mais de um gato em casa, a melhor coisa a fazer é mantê-lo afastado da sua gata. Dessa maneira, você evita o estrese,  já que ela não vai estar nada interessada em interagir com ele.

Instinto materno e esbanjamento de ternura

Uma gata grávida também busca carinho. Certamente, ela irá se esfregar nas suas pernas e você irá escutar um frequente ronronar. Ela irá sentir mais afeto pelos humanos. Por isso você deve dar mais atenção a ela.

Demonstra sinais de inquietação

Nas últimas semanas da sua gravidez, sua gata vai ficar inquieta. Dará passeios pelos espaços da sua casa explorando áreas confortáveis e ocultas onde descansar com intimidade.

Se você notar que ela se encontra muito irritável e inquieta, a melhor coisa a fazer é chamar o seu veterinário, possivelmente ela pode estar atravessando alguma complicação com sua gravidez.

Já vêm…

gata-com-gatinhos

A gravidez das gatas dura aproximadamente entre 55 e 69 dias. Durante o parto, dependendo da relação que  você tiver com a sua gata, ela irá deixar que você fique perto, ou não.

Me lembro de quando minha gata deu à luz. Nas horas anteriores ao parto, ela se sentou na minha saia e eu pude sentir suas contrações. Depois, ela se deitou na poltrona do nosso apartamento, um dos seus lugares favoritos, e ali nós pudemos observar como nasciam seus gatinhos.

Outro momento emocionante foi ver como o pai dos gatinhos, à medida em que eles foram saindo, ajudava a limpá-los e a cortar o cordão umbilical.

Definitivamente, cada animal tem alguma coisa da sua personalidade, portanto, quando sua gata estiver dando à luz, certamente ela irá mostrar qual é o lugar que ela quer que você ocupe nesse momento.

O cuidado dos gatinhos é outro momento imperdível. A maioria das gatas cuida muito bem das suas crias. Durante os primeiros dias é recomendável não tocar nos seus gatinhos, já que elas podem ter muitos ciúmes dos seus pequenos.

Tenha paciência, à medida que transcorram as semanas ela terá mais confiança e irá deixar você tocá-los sem inconvenientes.

Os gatinhos podem se separar da sua mãe aproximadamente aos 3 meses de vida. Durante essa etapa, já não dependem tanto da sua progenitora, portanto podem estar em um novo lar sem maiores inconvenientes.

Se você não quiser que sua gata volte a ficar prenha novamente,  é recomendável castrá-la. Lembre-se que as gatas podem chegar a ter até três ninhadas por ano e a média de gatinhos em cada parto deve estar entre as 2 e 5 crias.

A operação é muito simples, não leva muito tempo e é a melhor forma de evitar uma gravidez não desejada. Além do mais, a recuperação é muito rápida. Lembre-se: depois do nascimento das crias, deve se esperar 6 semanas para realizar a esterilização.