O Kuvasz, um cão gigante

Kuvasz

De origem húngara, o Kuvasz é uma das raças mais antigas da Hungria. De grande tamanho e porte elegante, sua densa pelagem chama a atenção das pessoas. Forte e resistente, muitos atribuem seus sigilosos movimentos a seus antepassados comuns com os lobos. Pode trotar vários quilômetros sem se cansar e é um companheiro ideal para os amantes dos cães.

História

Kuvasz

Junto às raças Puli e Komodor, o Kuvasz é uma das raças mais velhas da Hungria. De acordo com especialistas, é possível que este cão tenha chegado com as tribos magiares que invadiram a Hungria, há 1.200 anos. Todavia, alguns historiadores situam sua origem há muitos séculos anteriores. O nome “Kuvasz” provém da palavra turca kawasz, que significa guarda-costas.

Os cães de raça Kuvasz eram utilizados como cães de guarda, especialmente pelo rei Matthias, que foi coroado em 1464. Como era de se esperar, as tentativas de assassinato eram comuns na época e o rei não podia confiar nem em sua própria família. Por isso, falam os historiadores, que o soberano sentia-se sempre seguro quando seu Kuvasz ficava perto dele, inclusive o levava até o quarto para dormir junto a ele.

Matthias, em sua fazenda de Siebenbuergen, construiu enormes abrigos que tinham centenas destes exemplares. Além de proteger o rei, eram utilizados para cuidar do rebanho e, em ocasiões, para caçar ursos e lobos. Dada sua associação com a realeza, com o passar dos séculos, esta raça se tornou muito popular.

Falam os historiadores que o príncipe VIad de Valaquia, Drácula, também recebeu um cachorro dos exemplares criados pelo rei.

Depois da morte de Matthias a raça declinou em popularidade entre as famílias reais e nobres, mas continuou com seu papel tradicional de proteger o rebanho. Ao final do século XIX, os criadores se interessaram em melhorar a raça e entre a década de 1920 e 1930 converteu-se no cão de moda da Europa ocidental.

Durante a Segunda Guerra Mundial, no entanto, como ocorreu com muitas raças, o Kuvasz quase foi extinto. De acordo com os historiadores da raça, a escassez de alimentos foi notória e muitos criadores pararam sua reprodução. Com o final da guerra, existiam menos de 30 Kuvasz na Hungria. Com o passar do tempo a raça ressurgiu e contiguou de novo sua notoriedade.

Características do Kuvasz

Kuvasz

  • De olhos amendoados e a densa pelagem de cor branca, esta raça de cães é linda e vistosa. Maravilhoso, leal e paciente companheiro, o Kuvasz foi criado para proteger os seus donos e pode ser distante, independente e desconfiado com os estranhos.
  • A raça Kuvasz é extremadamente inteligente, mas não são fáceis de treinar. Sua independência feroz pode chegar a ser um obstáculo para os grandes treinadores. Por isso, é importante que sejam treinados durante seus primeiros meses de vida. Os filhotes são muito brincalhões até que entram na adolescência, enquanto os adultos são tranquilos e reservados.
  • São muito gentis com as crianças e adoram brincar com elas. Os cães maduros parecem entender sua grande força, mas os filhotes Kuvasz, igual as crianças, muitas vezes não conhecem seus limites, por isso sempre se deve supervisar a brincadeira dos filhotes com os pequenos.
  • São cães ativos, ou seja, um pequeno apartamento não é o melhor lugar para eles. Se estiverem em espaços pequenos podem se tornar um pouco agressivos. O Kuvasz está dedicado à proteção de sua família, especialmente das crianças. Se um membro da família parece estar em perigo, ele agepor iniciativa própria.
  • Quanto a sua manutenção, devido a sua densa pelagem, deve ser escovada no mínimo duas vezes por semana. Com a mudança de estação, sobretudo na primavera e no outono, essas necessidades se multiplicam e, além disso, você terá que banhá-lo com mais frequência. Também é necessário cortar o pelo que cresce entre os dedos e cotar-lhe as unhas, bem curtas, uma vez no mês.
  • Finalmente, não se esqueça de escovar seus dentes, no mínimo, duas ou três vezes por semana para eliminar a acumulação de tártaro e as bactérias que se escondem em seu interior. Lembre-se de que se o fizer diariamente é muito melhor, visto que, dessa maneira evitará o mal hálito e as doenças nas gengiva.