O maravilhoso Golden Retriever

De origem inglesa,  o Golden Retriever descende de cães criados na década de 1800 na Grã-Bretanha, quando os esportistas queriam animais eficientes para a caça de aves aquáticas e de terras altas. Seu trabalho consistia em localizar e recuperar aves, como patos selvagens, gansos e outras variedades de aves aquáticas, ainda que suas habilidades também sejam muito adequadas para a caça de aves de terras altas que se escondem nas infestantes, como o faisão, a codorniz e pombas. 

Esta habilidade se deve a sua grande capacidade para nadar, especialmente segurando um pássaro com sua boca.

A raça Golden Retriever ficou bem conhecida em aproximadamente 1904, ano em que começou a participar de diversos concursos e cobrar fama mundial. De fato é uma das raças mais populares do mundo.

 

Características

Cão da raça Golden Retriever

O Golden Retriever é uma raça de pelo longo, de estatura mediana ou grande e corpo musculoso.  As cores de sua pelagem variam desde o vermelho intenso ao amarelo-dourado.

A maioria dos Goldens costuma ter uma pequena mancha branca na área do peito e certa pigmentação de pele escura na parte do estômago, que com frequência clareia ou desaparece com a idade.

A cor de seus olhos são marrom escuro, sempre mais escuro que a cor de sua pelagem. As orelhas deste tipo de cachorros costumam ser curtas, com a borda dianteira unida por trás. Quando é levada para frente, a ponta apenas deveria cobrir o olho.

A vida media do Golden Retriever está na faixa  dos 10 aos 12 anos. É uma raça muito companheira, obediente, brincalhona, inteligente, educada, e gostam de crianças e de estranhos.

Estes cachorros têm sido criados desde o início pela sua inteligência, boa disposição e bom temperamento, qualidades que complementam suas habilidades na fazenda.

São excelentes guardiães, muito obedientes e costumam ganhar em alguns concursos esportivos. Os caçadores os preferem por serem cães de caça muito fiáveis e porque possuem um sentido do olfato muito aguçado.

Um Golden Retriever precisa de muito exercício, mesmo que este requisito seja cumprido com umas poucas caminhadas diárias.

Eles desfrutam de quase qualquer atividade ao ar livre, como caminhar, correr, escaladas, bicicleta, nadar ou brincar com as crianças.

Este tipo de cachorro precisa de muito espaço para se mexer, algo que devemos considerar se morarmos em um espaço reduzido.

Os Golden estão sempre dispostos a sair, estarão sempre ao seu lado e vão querer fazer a mesma coisa que você estiver fazendo. Eles adoram um banho vigoroso.

Os filhotes, que tem bem mais energia que os cães adultos, não controlam seu entusiasmo, mas isso muda com a idade. Esta raça aprende facilmente e podemos lhe ensinar quase qualquer coisa.

Ironicamente, se involuntariamente ensinarmos um comportamento negativo, o cão vai lembrar e usá-lo para chamar a sua atenção e fazer com que você brinque com ele.

Uma raça sensível

Características da raça

Os Golden devem ser tratados gentilmente, pois são criaturas sensíveis que não respondem bem a tons graves nem à disciplina estrita.

O maior problema que os donos têm é de tentar andar com o cachorro amarrado, porém podem acostumá-lo, praticando várias vezes, pois são animais dóceis que aprendem rápido.

Na atualidade, esta raça é muito requerida como cães de companhia e para algumas forças policiais, que os usam para buscas e resgates, como rastreadores de drogas e de bombas.

Este tipo de cachorro adora a vida social e a companhia das pessoas. Quando o animal é deixado sozinho durante muito tempo, sobretudo sem exercício físico, o Golden Retriever pode desenvolver uma grande ansiedade por separação, que geralmente implica a mastigação destrutiva.

De fato, os cachorros desta raça são mastigadores, por isso é uma boa ideia dispor de muitos ossos e brinquedos para que roam, se não, vão fugir com sapatos, livros, almofadas e outros artigos que encontrarem jogados por aí.