O porquê das fezes amareladas de seu cachorro

Quando acontece alguma coisa com o nosso cachorro, patologia ou doença, o corpo dele sempre nos dá sinais. As fezes podem ser um bom indicativo do que poderia estar acontecendo com o organismo de nosso animal de estimação. Às vezes, se as fezes dele estão amareladas, o que elas significam?

Será que as fezes amareladas podem ser um sinal de que algo vai mal com o nosso animal de estimação? Neste artigo, vamos explicar a você tudo sobre esse tema.

As fezes amareladas são um sinal de quê?

medo-do-veterinário

Normalmente, as fezes amareladas são consequência de um problema digestivo, seja uma irritação ou uma infecção. O que as torna amareladas é um muco, que é lubrificante e que permite que as fezes do animal possam ser eliminadas de seu corpo facilmente.

No entanto, esse muco não deveria ser amarelo, mas sim transparente, assim, quando tem essa coloração, não há dúvida de que algo não anda bem no aparelho digestivo do cachorro. Quanto mais grave for o problema, mais intensa será a tonalidade amarela das fezes.

Às vezes, as fezes amareladas podem revelar alguma alergia a algum alimento ou uma obstrução do trato intestinal. Portanto, antes de você ficar alarmado, consulte o veterinário sobre qual pode ser a causa disso.

Estas são outras causas das fezes amareladas:

Giardíase

Essa é uma infecção intestinal causada por protozoários parasitas. Quando o animal ingere algum alimento contaminado ou come algo da rua, ele ingere um ovo do parasita, este se abre no estômago dele e libera um trofozoíto.

O trofozoíto é a forma ativa dos parasitas, e, portanto, são os atacantes e os que geram as infecções. Neste caso, aderem-se à parede intestinal do cachorro. Logo, se dividem e, então, unem-se às fezes dele, fazendo com que o animal apresente fezes amareladas. Além disso, as fezes dele também serão excessivamente fedorentas, viscosas, pálidas e gordurosas.

Diarreia

A diarreia é outra causa de fezes amareladas. Quando o cocô tem essa coloração, significa que saem rápido demais do intestino. A diarreia com fezes amareladas pode significar intolerância a certos alimentos, por isso, haveria a necessidade de mudar a dieta do animal.

Existem medicamentos para tratar certas doenças que podem gerar diarreia com fezes amareladas. Por exemplo, o tratamento contra a parvovirose canina e os comprimidos de reposição de enzimas pancreáticas.

A idade do cachorro

Se o cachorro é um filhote e toma leite em excesso, poderia expelir fezes amareladas. Contudo, embora pareça não ser uma causa preocupante, isso poderia ocasionar neles uma infecção, assim, o melhor seria tratá-lo o quanto antes.

Se o cachorro já é mais velho, poderia ter baixas defesas para combater as infecções e doenças, e, portanto, se ele elimina fezes amareladas, é importante levá-lo o quanto antes ao veterinário.

No entanto, as fezes amareladas não são o único transtorno que pode nos indicar que alguma coisa não anda bem.

Outros problemas que se apresentam através das fezes

Além das fezes amareladas, existem outras anomalias nas fezes que podem nos dar sinais de que algo vai mal. Por exemplo, as fezes com sangue.

Essas podem acabar sendo mais perigosas que as fezes amareladas, pois, geralmente, representam um perigo mais grave, e é premente tratar com maior urgência.

Poderia significar um tumor, assim, o mais recomendável é levar o seu animal de estimação ao veterinário o quanto antes.

No entanto, não queremos que você fique preocupado antes do tempo, já que as fezes com sangue também podem significar:

cao-doente

  • Intolerância a alguns alimentos
  • Parasitas
  • Parvovírus
  • Comida em excesso
  • Gastroenterite hemorrágica. Não é muito comum, mas isso pode acontecer
  • Feridas no reto. Ele pode ter sofrido um ataque de outro cachorro, ter se ferido ao se esfregar na rua ou inclusive ao fazer as necessidades dele
  • Estresse. Uma forma pela qual o seu cachorro pode evidenciar o estresse é através das fezes com sangue.

O mais recomendável é sempre observar atentamente as fezes dele, pois somente assim você poderá saber se ele está com algum problema.

Não leve na brincadeira nem minimize, ainda que você ache que a anomalia parece mínima.