O porquê de 10 comportamentos típicos dos gatos

Se você é um amante de gatos, certamente, gosta quando seu pequeno amigo roça suas pernas ou começa a ronronar. Mas você já se perguntou por que seu felino tem esse tipo de comportamentos? Para que você saiba um pouco mais sobre as diferentes formas que ele têm de se expressar, a seguir vamos explicar comportamentos típicos dos gatos.

Por que o gato não querem usar sua caixa de areia?

Esse é um dos comportamentos que os gatos costumam adotar quando têm alguma doença ou  porque a caixa não está limpa. Por isso é muito importante que seu felino seja regularmente revisado pelo seu veterinário.

Possivelmente, ele não quer ir ao banheiro porque tem cálculos na bexiga ou doenças do aparelho urinário. Para descartar esses e outros problemas de saúde, leve-o a um especialista.

Lembre-se que a caixa de areia sempre deve estar limpa. Uma regra básica é limpá-la, pelo menos, uma vez por dia.

Por que os felinos arranham as coisas?

Por que os gatos arranham?

Mais de uma vez você deve ter observado que seu gato sobe no seu sofá favorito, crava as unhas e começa a arranhar. Possivelmente, seu pequeno de quatro patas também combine esse hábito se pendurando das cortinas.

Pois bem, esse tipo de comportamento é uma forma que os gatos têm de brincar, marcar território e, inclusive, para se desfazer de algumas das suas unhas.

A maneira que existe de evitar esse tipo de dano é muito simples; compre um arranhador. Nas lojas de animais, você pode conseguir diferentes tipos de designs. Se você colocar catnip em um arranhador, seu gatinho não vai resistir e, certamente, vai descarregar ali sua cota de energia.

Às vezes… meu gato costuma ficar um pouco agressivo

Um gato pode chegar a ser agressivo por várias razões, como pode ser uma doença, aglomeração, falta de socialização, amparo materno ou, inclusive, porque ele está brincando, simplesmente.

Para ajudar você a lutar contra a agressão do seu animal, o primeiro que você deve fazer é comentar sobre esse tipo de conduta do seu gato com o seu veterinário.

A dor e a doença podem deixá-lo com um estado de ânimo pouco agradável, por isso é muito importante que um especialista descarte qualquer tipo de causa física.

Em geral, os gatos machos costumam ser mais agressivos do que as fêmeas. Se for o caso da seu bichinho, a solução é simples: esterilize ou castre os seus amigos felinos.

Nunca bata em nenhum tipo de animal, e muito menos se ele estiver de mau humor. Se for necessário deter uma briga entre gatos, o melhor é jogar um pouco de água entre eles, fazer um barulho alto ou jogar alguma coisa leve sobre eles.

Por que meu gato adora sair de noite?

Os gatos são de natureza noturna, são mais ativos durante a noite. Para que seu gatinho compreenda que a noite é para dormir, em primeiro lugar, assegure-se de que seu gato não tenha problemas médicos e, para que ele descarregue energia, arme uma dinâmica seção de brincadeiras na hora de ir pra cama.

Se ele se coça…

Gato se coçando

Se seu gato se coça mais do que o habitual, provavelmente ele está com pulgas. Se for assim, leve-o ao seu veterinário para começar um tratamento.

Por outro lado, preste também muita atenção às tênias, que são as pragas mais comuns dentro do universo dos felinos.

Olhe as fezes do seu gato ou ao redor do ânus, se você vir diminutos vermes brancos pulando, ou alguma coisa que se pareça com grãos secos de arroz, certamente ele tem tênias. Podem ser muito perigosas, por isso é importante iniciar um tratamento imediatamente.

Miau!

Quando uma gata fêmea está no cio, frequentemente ela fica muito carinhosa e vocaliza constantemente; está sempre miando e miando. Essa é a forma que as fêmeas alertam seus companheiros do seu potencial estado de fertilidade.

Do mesmo modo, um gato macho pode chegar a ser “falador” quando está escutando ou cheirando uma gata no cio. Esses miados e outras condutas de emparelhamento podem se repetir a cada 18 ou 24 dias.

A maneira mais infalível de enfrentar ao cio é operando o animal. Faça com que seus amigos felinos sejam esterilizados ou castrados. Uma gata pode ficar grávida com tão somente quatro meses de idade, mas felizmente ela pode chegar a ser esterilizada a partir dos dois meses de idade.

Meu gato não bebe água

Os gatos precisam se hidratar. Se você notar que a seu gatinho não bebe água, certamente isso se deve a que sua água ou tigela estão sujas. Procure mantê-la limpa e sempre lhe dê água fresca.

Por que meu gato se esfrega?

Certamente, esse comportamento se deve a que seu gato quer marcar território. Mas também é uma demonstração de carinho.

Qual é a origem do “amassar pãozinho” nos  gatos?

Muito se fala sobre este tipo de comportamento. Em  geral, esse comportamento está relacionado com uma demonstração de carinho e confiança para com os seus donos. Quando eles são filhotes, é a maneira que eles têm de estimular a teta da sua mãe quando estão se alimentando.

Meu gato se lambe o dia todo

Descartando algum tipo de doença, os gatos são muito limpos e vaidosos. Eles gostam de estar penteados e não suportam pelo desarrumado.