O que a raça do seu cão diz sobre sua personalidade?

Cachorro e dona
Se você quer saber o que a raça do seu cão diz sobre sua personalidade, te convidamos a conhecer distintas pesquisas realizadas sobre esse assunto. Se dissermos “Diga-me o cão que tem e te direi como você é”, versionando um antigo ditado, com certeza, adivinharemos a forma de ser de muitas pessoas em relação ao cão que escolhem para compartilhar parte de sua vida.

Descubra o que a raça de seu cão diz sobre sua personalidade

Cachorros

Um estudo apresentado recentemente numa reunião da British Psychological Society destaca se é possível conhecer a personalidade de uma pessoa a partir da raça de cão que ela tem.

De acordo com essa investigação, os humanos escolhem animais de estimação que são parecidos com ele. Além disso, foi descoberto que certos tipos de raça tendem a se vincular com determinados tipos de pessoas.

Os resultados mostraram correlações entre tipos de cães e a personalidade dos donos. Por exemplo:

  • As pessoas extrovertidas preferiram cães pastores, como o Collie ou o Pastor Alemão;
  • As pessoas mais agradáveis escolhem animais de raças como o Labrador e o Golden Retriever, ou cães pequenos, como o Chihuahua ou o Poodle;
  • As chamadas raças toy são escolhidas por pessoas imaginativas e abertas;
  • Os humanos que apresentam uma maior estabilidade emocional, por sua parte, de modo geral, escolhem Beagles ou Afganos.

Se você perguntar pelo cachorro, conhecerá o homem

O psicólogo Richard Wiseman explica que a personalidade que os donos atribuem a seus cães é o reflexo de sua própria personalidade.

Em outras palavras: o que um dono fala de seu animal de estimação é, a medida em que passa o tempo, uma fiel descrição de como ele é na realidade.

De acordo com o que disse Wiseman, se você quer saber como é uma pessoa, o melhor que pode fazer é pedir para que ela descreva a forma de ser de seu cão.

Cães e ideologia

Por sua parte, o psicólogo social Jonathan Haidt chegou na conclusão de que cada ideologia política se identifica com distintas raças de cão. Por exemplo:

  • Os liberais querem cães educados;
  • Os conservadores escolhem animais obedientes e leais;

De um modo geral, as pessoas parecem querer animais de estimação que encaixem com seus princípios morais, de acordo com Haidt.

Cães e personalidade violenta

Uma pesquisa da Escola de Psicologia da Universidade de Leicester indica que as pessoas mais antipáticas, de modo geral, escolhem cães considerados potencialmente violentos, como os da raça Pit Bull, Rottweiler ou American Staffordshire.

Deixamos claro que os profissionais não acharam uma relação entre condutas criminosas e a preferência por este tipo de animal. E também temos que dizer que estas raças de cães, de um modo geral, potenciam condutas agressivas de acordo com o treinamento que recebem de seus donos.

American pit bull terrier

Cães e fezes

A professora de psicologia Deborah L. Wells procurou trazer um perfil demográfico dos indivíduos que não pegam as fezes de seus cães, sem importar a raça do cão. O estudo, que foi publicado na revista Enviroment & Behavior, concluiu, entre outros temas que:

  • 53% dos donos recolhem as fezes dos cães;
  • Os homens (35,3%), as pessoas com baixo nível de renda (18,2%) e aqueles que levam os cães  para passear sem coleira (26,2%) são os que menos recolhem  as fezes de seus cães;
  • As mulheres (58,2%), as pessoas com alto nível de renda (68,7%) e quem leva seus cães para passear com coleira (72,6%) são os que mais recolhem as fezes;

Parece ser certo esse ditado tão escutado sobre os cães terminarem parecendo com  seus donos, ou vice-versa.

Estaria faltando investigar sobre a forma de ser das pessoas que preferem adotar um animal sem importar se tem pedigree ou são simplemente cães mestiços ou cães da rua.

Com certeza, a conclusão seria que, entre outras características, são seres capazes de amar e cuidar dos outros sem importar muito a análise de sangue ou de nascimento.

Também não podemos esquecer daqueles que só escolhem um cão porque a raça está na moda ou porque acham que sua posse demostra certo status social medido por quem conhece a raça. Se eles querem ou não querem esse animal de estimação, isso já é outro tema.

E você, já verificou o que diz a raça de seu cão sobre sua personalidade?