Por que exatamente um cão usa tanto seu olfato?

O que cheira um cão

Ficamos surpresos ao ver os cães cheirando tudo constantemente… sobretudo se se encontram com outro cão! O sistema olfativo dos cães é bem mais desenvolvido que o nosso, isso é um fato. Mas, o que cheira um cão nesses momentos? Contaremos neste artigo.

O que cheira um cão

olfato-dalmata

Segundo uma professora do Laboratório de Cognição Canina do Barnard College, existem diferentes maneiras de usar o olfato, e o método usado pelas pessoas não é o mais avançado, como ocorre com os cães. Nós, os humanos, temos 6 milhões de receptores olfativos, mas os cães… têm perto de 300 milhões.

Outro dos recordes dos peludos é que eles podem inalar entre 5 e 10 vezes por segundo (nós, uma vez a cada segundo e meio). Também se comprovou que os cães expiram melhor do que as pessoas. Usam as aberturas laterais do nariz. Dessa maneira, mantêm um fluxo contínuo de ar em seu focinho. E isso os transforma em experientes “cheiradores”.

A habilidade olfativa dos cães é excepcional. Muitas raças têm problemas de visão (por exemplo, os Labradores) mas a compensam com sua grande destreza para cheirar. Às vezes, vemos que os cães lambem coisas desagradáveis e isso também tem uma explicação “olfativa”.

O sentido do olfato canino é realmente complexo e está relacionado com o cérebro. Para eles, não há um sinal de “cheiro repulsivo” ou “nocivo”. Eles não pensam duas vezes antes de lamber algo que, talvez, para as pessoas, seja desagradável (por exemplo, excremento ou um animal morto).

Por que os cães cheiram o rabo de outros cães?

Existe uma bela lenda ou fábula que tenta responder ao que cheiram os cães, pergunta que todos nós também fazemos, ao cheirarem o rabo de outros cães? Conta a lenda que havia uma festa para a qual só os cães foram convidados. Assim como as pessoas tiram o chapéu ao chegarem a algum lugar, eles tiravam o rabo e o deixavam pendurado perto da porta.

Enquanto estavam festejando, começou a cair uma grande tempestade e os animais tiveram que sair rápido para retornar a seus lares. No tumulto, cada um pegou um rabo que não era seu. Por essa razão, ainda hoje eles se cheiram, procurando o rabo perdido.

Por que os cães cheiram tanto

olfato-beagle

Parece uma história convincente para as crianças, mas é claro que não é para os adultos (e muito menos para os cientistas). Segundo a Sociedade Americana de Química, com este ato, que pode parecer repulsivo para as pessoas, um cão coleta muita informação.

O que cheira um cão ao cheirar o rabo de outro cão? Ele sabe, por exemplo, “de seu estado emocional”, como está seu sistema imunológico ou que comida ingeriu nos últimos dias. Os componentes das secreções dos cães (e também os dos lobos, dos quais descendem) são produzidos pelas glândulas presentes nos sacos anais.

Os cães processam a mensagem química através de seu olfato. Os dados coletados vão diretamente para o cérebro, e este decide se se trata de um ser confiável ou não. Portanto, ao se cheirarem mutuamente, eles estão se conhecendo e reconhecendo as intenções uns dos outros.

Disto surge também outra resposta a uma pergunta que talvez você já tenha se feito muitas vezes: por que os cães movem tanto a cauda? Para espalharem seus cheiros pessoais! Porque eles não entendem que os seres humanos não têm a capacidade de compreender o que significa cada cheiro, assim como eles têm.

Na próxima vez que vir o seu cão cheirando “o mundo”, não o reprima, muito menos se ele estiver conhecendo outro cão. Talvez, para os seres humanos, isso pareça repugnante, porque nós temos outras ferramentas (como a palavra ou os gestos) para conhecermos os demais. Mas os peludos precisam se cheirar e cheirar tudo.