O que faz um cachorro inclinar a cabeça para o lado?

Possivelmente um dos gestos mais reconhecidos e adoráveis que os cães têm é quando inclinam a cabeça como um gesto desconcertado de carência e submissão que é extremamente comovente. Muitos donos de cachorro podem se perguntar com frequência o por quê desse comportamento, por isso, vamos conhecer algumas das possíveis causas para que um cão incline a cabeça para o lado.

As razões pelas quais seu cachorro realiza esta ação são variadas, pode ser em resposta a nossa voz ou estímulos sonoros em geral, mas também pode indicar que o cão está sofrendo de algum tipo de doença. Por isso, é muito importante ficar atento ao comportamento do seu cãozinho.

Estímulos sonoros geralmente fazem com que o cachorro incline a cabeça

O que faz o cachorro inclinar a cabeça
Infelizmente, até agora não há estudos que fornecem respostas científicas sobre esse fenômeno. No entanto, alguns especialistas em animais sugerem que os cães inclinam a cabeça para deixar apenas um de seus ouvidos exposto e ouvir melhor.

O mesmo se aplica aos sons desconhecidos ou distantes, trata-se de abrir espaço para a maior quantidade de ar possível, para aumentar um pouco sua capacidade auditiva e de concentração, e pode determinar, por exemplo, a origem do som.

Os cães são extremamente curiosos e querem saber sobre qualquer tipo de mudança em seu ambiente, para tentar encontrar a fonte do que chama atenção e ir atrás para explorá-la.

Um grupo de especialistas sugere que é uma resposta programada que nós mesmos colocamos involuntariamente em nossos cachorros.

Uma das maneiras mais fáceis de ensinar alguma coisa para um cachorro é através de reforço positivo e eles, muitas vezes, reforçam comportamentos que vão do doce ao arriscado.

Um exemplo disso é quando somos recebidos, e muito bem recebidos, por eles pulando em um estado de completa excitação. Segundo esta hipótese, os cães aprendem que assumir esta posição enquanto você conversa com eles, está mais propenso a receber carícias ou recompensas, portanto, isso corresponde a um comportamento que ele aprendeu.

Uma das posturas mais inovadoras sugere que isso não tem nada a ver com o ouvido, mas com os olhos. O que demonstra é que os cães têm dificuldade em ver o rosto de seus interlocutores devido ao lugar em que está localizado o focinho.

Se colocarmos o nosso punho fechado sobre nossos narizes e olhar para cima, podemos entender um pouco como é a visão que um cão tem; grande parte do rosto do dono é perdido devido a pontos cegos provocados pela posição do focinho e, por isso, inclinam a cabeça para eliminar esse ponto cego e observar o rosto de seu interlocutor em sua totalidade.

O que seria um sinal de que os cães com focinhos curtos e faces planas não teriam tanta necessidade de fazer isso. No entanto, isso não corresponde a uma realidade estatística e ainda não foi provada.

 

Um problema de saúde

Será algum problema de saúde? O motivo que seu cão está inclinando a cabeça de lado
Se, além de inclinar a cabeça com frequência, seu cachorro sofre com os seguintes sintomas, o ideal é que você leve seu animalzinho ao veterinário para que o profissional possa avaliar e dar um diagnóstico mais preciso sobre o caso:

  • Sacode muito a cabeça, inclinando-se de um lado a outro, não fica quieto durante muito tempo e está visivelmente irritado.
  • Vermelhidão ou irritação na parte rosa e sem pelo do ouvido interno.
  • Tem sangramento ou excesso de fluido.
  • Pelo ou acúmulo de cera.
  • Dor evidente da na área dos ouvidos, descamação e alterações comportamentais
  • Não ouve os chamados e ordens (pode significar perda auditiva).

As doenças relacionadas com a audição também pode afetar o equilíbrio do cachorro, se isso ocorrer, o animal pode começar a andar em círculos e parecer visivelmente desorientado.

Algumas das causas dessas dificuldades pode ser devido a problemas congênitos, mal formações do canal auditivo, lesão do nervo, infecções de ouvido, infecções crônicas ou reações alérgicas a alimentos ou medicamentos.

Então é melhor você estar ciente dos comportamentos que acompanham a ação de inclinar a cabeça, você conhece seu animal de estimação melhor do que ninguém e saberá quando algo está errado.