O que fazer se seu gato é agressivo com você?

O caráter dos gatos, mesmo quando são carinhosos, esconde certo grau de agressividade que, por vezes, pode se voltar contra nós. Não é o mais comum, mas às vezes um gato pode se tornar agressivo contra seus donos. No entanto, esta atitude possui vários fatores envolvidos, que iremos analisar neste artigo.

Também vamos discutir o que podemos fazer para parar este tipo de comportamento.

Por que um gato é agressivo?

A agressividade felina é causada por muitas razões. Entre as mais comuns estão:

Medo

gatos-de-cor-laranja

Ao contrário do que acontece com os cães, a domesticação dos gatos não é completa, assim, eles podem facilmente  voltar à sua origem selvagem, mesmo que seja com pequenos gestos.

Se o seu gato é adotado e tem apresentado episódios de agressividade com você ou com membros da sua família, é possível que anteriormente ele tenha sido sido maltratado e relacione a figura humana a dor e sofrimento, o que gera um medo que ele tenta combater de forma agressiva.

Dedique-lhe tempo, deixe-o se adequar ao novo ambiente e ele verá por si mesmo que a sua casa é um lugar tranquilo, cheio de paz e amor, onde ele também tem um lugar.

Estresse

Seu gato pode não estar acostumado a certas circunstâncias. Por exemplo, ele pode ter feito uma travessura e, quando você o chamou para dar uma bronca, ficou agressivo. É uma situação incomum para ele e, ao não saber como reagir, é gerada uma situação de estresse, em que tenta se acalmar com agressividade.

Se o seu gato tem uma tendência a ser agressivo por estresse ou a ficar nervoso diante de situações desconhecidas, tente apresentar as coisas para ele de maneira gradativa, de modo que não seja um choque muito grande para ele.

Agressão redirecionada

Quando são atacados por uma pessoa ou um outro gato que os intimida, e diante do qual eles se sintam mais fracos, é possível que os gatos descarreguem sua raiva contra uma pessoa, para que se sintam mais fortes. Esta poderia ser você, porque ele sabe que você o ama e acha que isso o torna mais vulnerável. Deixe claro desde o princípio a hierarquia do sistema, fazendo-o ver que o chefe é você, sem deixar de lado sua dose de amor correspondente.

Carinhos

Talvez tenha acontecido de você acariciar seu gato e, de repente, ele ficar agressivo como se estivesse louco. Isto pode ser devido a várias razões:

  • É uma maneira de dizer “já foi suficiente, obrigado”.
  • Estava meio dormindo e acordou assustado e na defensiva.
  • Que seu gato ainda não se socializou bem.

Você pode notar que o seu gato não está confortável enquanto recebe carinhos se ele para de ronronar, abana o rabo de lado a lado ou contrai o lombo ligeiramente para trás. Se observar um desses sinais, o melhor a se fazer é se levantar para que ele saia e não parta pra cima de você.

Como acalmar seu gato quando ele fica agressivo

Se o seu gato dirige sua agressão contra você, há várias coisas que você pode fazer para se defender.

gato-zangado

  • Pistola de água. Os gatos odeiam água, portanto, ter uma pistola de água na mão é uma boa ideia. Ela será bem útil caso gato prepare um ataque contra você ou se estiver lutando com outro gato, para separá-los.
  • Afaste-se. Saia do cômodo e feche a porta para deixar o animal sozinho por uns 20 minutos. É provável que, quando abrir a porta, ele já tenha se esquecido de tudo e venha correndo para brincar em suas pernas novamente.
  • Coloque-se a sua altura. Se você acha que seu gato ainda não está muito irritado, abaixe-se ao seu nível e não olhe fixamente para ele, pois isso poderia fazê-lo se sentir ameaçado. Estar na mesma altura dele fará com que com diminua a visão ameaçadora que tem de você naquele momento.
  • Ignore-o. Dizem que não há desprezo maior que a indiferença. Pare de dar bola para seu gato quando ele estiver disposto a te atacar, com isso é possível baixar a poeira e seu ar de grandeza e, pouco a pouco, ele esquece por que estava irritado e queria ser agressivo.
  • Guloseimas. Sente-se no chão com suas guloseimas preferidas. Deixe que ele veja mas não dê para ele. Deixe que seja ele quem se aproxima de você.