O que os cães sonham?

Muitas pessoas se perguntam o que os cães sonham? Quando vêm seu animal de estimação dormir e ele começa a mover as pernas, o nariz ou a latir… 

Muitas vezes as pessoas chegam a imaginar se no sonho eles estão perseguindo algo, brincando com seu dono, pegando uma bola ou se estão apenas correndo em um parque.

Ainda há o debate sobre se os cães sonham ou não, os sonhos exigem um processo mental complexo. No entanto, testes foram realizados em diferentes cães através de eletroencefalogramas e demonstraram que os cães parecem ter uma atividade semelhante a do nosso cérebro quando eles estão dormindo.

Parece que os nossos amiguinhos também passar por um período REM (Movimento Rápido dos Olhos, na tradução da sigla do inglês), durante o sono, que é precisamente o ciclo em que os sonhos ocorrem.

De acordo com estudos semelhantes, também foi encontrado que os cães pequenos tendem a ter sonhos mais longos e mais frequentes que os cachorros de grande porte, os filhotes também sonham mais do que cães adultos.

No entanto, é muito difícil determinar se os cães têm o tipo de sonhos que os seres humanos têm. Mesmo que muitas das coisas que sonhamos não façam sentido, na verdade, os sonhos são o resultado de um processo mental em que o nosso cérebro tenta encadear uma história coerente, utilizando métodos conhecidos para nós e se alimentam de nossos elementos de conhecimento e de experiência.

Se tivermos em conta a capacidade dos cães de aprendizagem e de memória, sem dúvidas, eles sonham com os donos ou com as experiências que tiveram através da socialização.

Os cães são capazes de processar mais de 100 palavras, embora em algumas raças este número pode aumentar para cerca de 500.

Ao dizer isso, estamos nos referindo a uma capacidade mental que permite aos cães associar palavras a objetos ou ações. Isto é evidente no momento em que você pede uma ação específica e o cão  realize a ação esperada (claro, se tiver recebido algum treinamento).

Inteligência canina e sonhos

 

O sonho dos cães

Mas o que tem a ver os sonhos com a capacidade de aprendizagem do seu animal? Uma parte importante da comunidade científica concorda que todos os mamíferos sonham como uma maneira de assimilar o que aprenderam.

Portanto, o que um cão vive durante sua vida, tem uma influência no que ele sonha.

Os cães, como animais que possuem memória requerem períodos de reorganização de informações que tem acumulado, seja para enraizá-la ou para eliminar, e este processo ocorre precisamente durante os ciclos do sono.

Na verdade, uma vez que o cão entrou em um período de sono leve (que é quando pode acordar facilmente) começa a dar ligeiros sinais de atividade cerebral, por exemplo, gemendo ou com movimentos involuntários.

No entanto, o sonho como tal, ocorre durante o período REM, um período caracterizado pelo sonho (eles são mais difíceis de acordar) e é quando a atividade cerebral aumenta.

Essa etapa pode ocorrer várias vezes durante uma única noite, assim os cães podem ter diferentes sonhos no espaço de algumas horas, e, segundo os especialistas, é um período em que as imagens passam diante de seus olhos.

Períodos do sono

 

Na etapa do sono REM, onde acontece os latidos ou os movimentos involuntários fortes, no entanto, não é recomendado acordar um cão que esteja dormindo, porque mesmo que eles tenham pesadelos, é melhor deixá-lo dormir para que tenha um ciclo de sono completo, para que você possa desfrutar de uma atividade mental saudável.

Assim, para a pergunta inicial deste artigo, o que os cães sonham?

Não haveria nenhuma maneira de saber com certeza, no entanto, se considerarmos que o processo de pensamento deles é semelhante ao nosso, sem dúvida, podemos dizer que  sonham com elementos que são comuns à experiência canina, como as carícias de seus donos, passeios, brincadeiras e uma refeição deliciosa.