O que seu cão diz com as expressões de seu rosto?

face

A linguagem corporal forma uma parte importante na comunicação, seja entre pessoas ou entre humanos e animais. Porém, embora seu cão utilize o rabo para dizer muitas coisas, ele também diz muito com as expressões de seu “rosto”.

Embora haja quem diga que os animais não têm expressões faciais, parece que isso não é verdade. Diferentes estudos demonstraram que os nossos cães não só as têm, mas também querem nos comunicar algo com cada uma delas.

Por isso, e porque sabemos que você ama o seu cão e que quer entendê-lo melhor, vamos analisar suas expressões e o que significa cada uma delas.

Seu cão fala através de sua face

Vejamos o que o nosso cão quer nos dizer com cada parte de sua face, segundo sua posição.

Olhos

olhos-caes

Se estes estiverem bem abertos, é que ele está emocionado ou brincalhão. Será sua expressão na hora de sair à rua ou quando você chegar em casa. A comida também pode fazê-lo ficar com os olhos bem abertos.

Se ele tiver o olhar fixo, há algo que atrai sua atenção, normalmente algo que não lhe agrada. É a postura que seus olhos tomarão antes de atacar. Portanto, preste atenção para onde o seu cão está olhando, pois ele poderá se lançar sobre algo ou sobre alguém.

Se ele evitar o contato visual, está mostrando respeito ou submissão. Isso acontecerá quando você o repreender, especialmente, ou se estiver diante da presença de um cão líder.

Orelhas

Se estas estiverem eretas, pode demonstrar concentração no que está fazendo ou a curiosidade para com alguns sons que ele está escutando e não sabe o que são ou de onde vêm. Normalmente, elas estarão assim enquanto ele brinca com você, com outros cães ou enquanto persegue algum objeto.

Se estão inclinadas para frente, é porque há algo que ele não gosta e que o está desafiando. O passo seguinte será atacar. Isso será mais óbvio se ele também enrugar o focinho e mostrar seus dentes.

Se mantiver suas orelhas encolhidas, ele está assustado, há algo que o faz se sentir indefeso e provavelmente ele procurará seu amparo. Assim como quando ele desvia o olhar, isso pode ser sinal de submissão e você o verá assim quando o reprimir.

Se suas orelhas, entretanto, estiverem para trás, mas não encolhidas, isso indica estresse, nervosismo e tensão. Há algo que o incomoda, como a chegada de outro membro da família ou de um novo animal de estimação.

Outro gesto de suas orelhas pode ser o de movê-las para a frente e para trás, e isso ele faz quando se sente à vontade no lugar onde está ou fazendo o que está fazendo. Por exemplo, pode usar este gesto enquanto faz suas necessidades ou enquanto passeia pela rua.

Boca

tumores-na-boca-do-cao

Alguma vez você já conseguiu identificar um sorriso em seu cão? Os cães sorriem, embora muitos não acreditem. Se o movimento de sua boca estiver acompanhado de um movimento de cauda, não há dúvida de que o que seu cão quer dizer a você é que ele está feliz.

Se ele bocejar, pode ser por várias razões. Você já sabe que o bocejo é contagioso, por isso possivelmente ele o faz porque lhe viu fazendo, ou simplesmente porque está com sono. Embora em algumas ocasiões ele também possa, com isso, demonstrar estresse.

Outro sinal de estresse seria uma boca fechada, mas esticada para trás, que também pode indicar medo, se estiver acompanhada de uma respiração ofegante ou, ainda, sinalizar alguma dor.

Se ele lamber os lábios, possivelmente ele está tentando se limpar depois de comer ou tenta fazer com que lhe dê o que está comendo. Entretanto, em algumas ocasiões, isso pode demonstrar que ele pressente alguma ameaça ou que está estressado.

Se ele mostrar os dentes, já sabemos o que isso significa. Ele está disposto a atacar. Cuidado!

Como vimos neste artigo, há muitos sinais que seu cão pode fazer com sua face, orelhas e boca e que indicam como ele está e o que quer a cada momento. Seja observador e você conseguirá entender melhor o seu animal de estimação.