O que significam os inúmeros movimentos do rabo do seu cão?

Você alguma vez já contou quantos movimentos diferentes o rabo do seu cão pode ter? Com certeza você nunca conseguiu contar todos eles. No entanto, embora existam muitas pessoas que façam caso omisso desses gestos, cada movimento significa alguma coisa e pode ser importante para criar um vínculo com o nosso animal de estimação.

Talvez alguns movimentos sejam mais importantes que outros, mas é importante conhecê-los bem, pois eles podem nos ajudar a entender melhor o nosso cão e a cobrir as suas necessidades da melhor maneira possível.

A importância do rabo

a-raiva-nos-caes

Como os cães não podem se comunicar conosco através de palavras, eles utilizam a linguagem corporal para pedir algo ou para que entendamos como eles estão se sentindo. O rabo possui um papel fundamental no cão, pois é uma das partes mais expressivas do seu corpo.

Os cachorros o utilizam para se comunicar conosco ou com outros cães e, além disso, os seus movimentos ajudam para que os feromônios, que estão presentes nas suas glândulas anais, emanem do seu corpo. Ademais, elas também são uma importante via de comunicação entre os cães.

Visto isso, agora iremos analisar quais são os movimentos mais comuns do rabo e como entendê-los.

Os movimentos mais comuns do rabo

Para nós, existem alguns movimentos do rabo do cão que acreditamos serem os mais usados por eles, porém, talvez, você se lembre de outros. Esta é a nossa lista:

  • Movimentos em círculos. Quando um cão levanta o rabo e gira atrás dele, fazendo círculos no ar, é, sem dúvida, um sinal de que ele está alegre, de que quer brincar e de que está feliz. Não o ignore e brinque com o seu amigo, o vínculo entre você dois só irá se fortalecer.
  • De um lado para o outro. Quando o seu rabo se movimenta sem parar, de um lado para o outro, significa duas coisas: por um lado, felicidade e excitação. Por exemplo, ele pode fazer esse gesto sempre que você chega em casa. Por outro lado, pode significar ansiedade ou nervosismo. Será fácil identificar se usarmos a empatia e tentarmos entender como o nosso cão se sente naquele momento, naquela circunstância.
  • Movimentos breves. Se os movimentos do rabo se dão de um lado para o outro de uma forma muito breve, como se estivesse imitando o pisca-pisca de um carro, o seu cão está se preparando para atacar. Se ele também estiver com as orelhas para trás e mostrando os dentes, se afaste dele ou aparte-o dos outros cães e das pessoas que estiverem aborrecendo o animal.

cão necessita de cálcio

  • Rabo para cima. Esse é um sinal de autoridade, ele está tentando dizer quem é que manda no pedaço. Fique atento se ele agir dessa forma quando você brigar com ele ou ordenar alguma coisa, possivelmente você não ensinou corretamente que quem manda no pedaço não é ele, mas sim, você.
  • Estendida horizontalmente. Se o rabo no animal não estiver tensionado, é um sinal de que o cão está interessado em alguma coisa. Se além da postura, ele estiver com o rabo tensionado, não significa que ele está se preparando para atacar, mas sim que está marcando o seu território, e que está tentando mostrar às pessoas que ninguém pode ir em seu encontro.
  • Rabo abaixado. Um rabo abaixado, afastado das patas traseiras e produzindo movimentos suaves de um lado para o outro, demonstra insegurança. Existe algo no entorno que está fazendo com que o seu cão não se sinta confortável, pode ser devido a uma pessoa ou a outro animal, e essa é a sua forma de dizer que não está se sentindo à vontade.
  • Rabo relaxado. Quando o rabo está relaxado, abaixado e afastado das patas, significa que o cão está se sentindo tranquilo, relaxado e à vontade. Ele está com uma paz interior.
  • Entre as patas. Esse é um sinal que quase todos conhecemos. Quando um cão esconde o rabo entre as patas, é porque ele está com medo, se sente ameaçado e, nesse momento, é provável que ele também busque a sua proteção.