O que um bicho de estimação ensina aos seus filhos

Bicho de estimação

 

Os animais podem nos dar verdadeiras aulas, sobretudo no que diz respeito aos sentimentos.  Isso acontece porque eles não têm maldade e só machucam o homem como reação a algum maltrato recebido. Quando não tratamos eles bem, vamos ser francos, eles têm que se defender de alguma forma.

Nós sabemos que, você que lê o blog, é amante dos animais e que não faria nada para machucá-los. E hoje vamos dar a você mais motivos para amá-los. O seu bichinho pode ensinar muitas coisas para os seus filhos. Você gostaria de saber quais?

Coisas que os bichos de estimação podem ensinar aos seus filhos

Criança abraçando gato e cachorro

Existem belas qualidades que os seus filhos podem aprender com os bichinhos.

  • Perdão. Um bicho de estimação nunca guarda rancor. Não importa se você tenha gritado ou tenha dado um safanão nele. Se você o chamar depois de alguns segundos, ele irá ao seu encontro, sem reclamar. Essa é uma das coisas que o seu bicho de estimação pode ensinar aos seus filhos. O perdão os fará pessoas mais felizes.
  • Empatia. Se essa qualidade fosse mais presente no mundo, ele seria um lugar muito melhor. Além disso, aprender a sentir a dor dos outros é algo bonito, já que nos encoraja a querer amar as outras pessoas e a sermos compreensivos. A melhor maneira de ensinar essa qualidade aos seus filhos é através de um bicho de estimação. Eles amaram tanto os bichinhos que, quando ouvirem eles gritar será como se a dor fosse deles, e pouco a pouco sentirão o mesmo pelas pessoas também.
  • Compartilhar. Bem, se os filhos são os reis da casa, agora terá mais alguém para competir com esse título.  Os seus filhos deverão aprender a compartilhar o protagonismo, o tempo dos outros, o espaço e, às vezes, se os pais deixarem, até mesmo o quarto. Isso fará deles pessoas menos mimadas e, é claro, menos egocêntricas.
  • Sensibilidade. O amor aos animais faz de nós pessoas mais sensíveis com as todas as espécies, e nos tornam pessoas mais compreensivas com as demais. Essa é uma qualidade que será muito positiva e que fará com que seus filhos se tornem adultos agradáveis com aqueles ao seu redor.
  • Responsabilidade. Provavelmente, os seus filhos não estão acostumados a ter muitas responsabilidades e talvez demore até um pouco a tê-las. Um bicho de estimação é totalmente dependente de nós: precisa sair de casa, comer, beber e se manter limpo. Se você ensinar o seu filho a cuidar do bichinho, aumentará o seu senso de responsabilidade. 
  • Ordem. Os filhotes, sejam eles gatos ou cachorros, adoram pegar e morder tudo. Quando o seu bicho de estimação quebrar o brinquedo favorito do seu filho ou morder o seu sapato preferido, o seu filho vai perceber que precisa deixar as coisas fora do alcance do bichinho e manter o quarto arrumado com a porta fechada. Não existe método mais eficaz para ensiná-los a serem organizados!

Outras coisas que um bicho de estimação pode ensinar aos seus filhos

Menino com coelhos

Já foi comprovado que a alegria de um bicho de estimação faz com que as crianças sejam mais felizes. felicidade é contagiante e ter alguém feliz ao nosso lado nos deixa mais alegres.

Brincar com os bichos de estimação tornará os seus filhos pessoas mais ativas e também mais dedicadas, pois eles vão conseguir entender que, se os seus bichos de estimação estão sempre presentes quando eles querem, eles deverão fazer o mesmo.

Os bichos de estimação ajudarão seus filhos a rir, a correr, a chorar e a ver o ciclo da vida de uma forma mais rápida… Uma infinidade de conhecimentos que poderão utilizar em qualquer aspecto de suas vidas. Você acha que dar um bicho de estimação para os seus filhos traz alguma desvantagem? A gente acha que não.

As crianças que são criadas na companhia de bichos de estimação são alegres, extrovertidas, animadas, positivas e compreensivas. Portanto, se você ainda não tem um bicho de estimação, o que está esperanto para ter? Não tire dos seus filhos a oportunidade de se tornarem pessoas melhores e, acima de tudo, mais felizes. Mas lembre-se: Não compre, adote.