O Selkirk Rex ou… gato ovelha

É um poodle? É um cordeiro? Não…. É o gato ovelha! Também conhecido como Selkirk Rex, esta é uma das mais recentes raças naturais de gatinhos. Sua principal característica é seu pelo encaracolado, que pode ser curto ou semilongo e lanoso, uma reminiscência das ovelhas. Daí o seu nome. 

Sua origem parece estar no Wyoming, (Estados Unidos). Em 1987 houve uma mutação genética espontânea (sem manipulação humana), que ocorreu em um único animal: uma gatinha nasceu com uma pelagem muito grossa e encaracolada.

Resgatada de um abrigo para animais abandonados, ela foi cruzada com um persa preto e três de seus filhotes conseguiram manter este tipo de mutação, o que mostrou que o gene tinha um modo de herança dominante.

No Cornish, Devon Rex e no German Rex, no entanto, o pelo ondulado é o resultado de um gene recessivo.

Como uma forma de melhorar a raça, o primeiro dos três Selkirk Rex foi posteriormente cruzado com cópias do American Shorthair (Americano de pelo curto), do Himalaio, do Exótico e do Shorthair britânico (britânico de pelo curto). Em 1992, a raça foi reconhecida pela Cat Association International (TICA).

As características físicas do gato ovelha

As características do gato

O Selkirk Rex é um bastante grande e robusto, ao contrário de suas contrapartes da raça Rex, que são gato menores e mais delicados. Entre as suas principais características físicas estão:

  • Cabeça: redonda e enorme, com crânio amplo e queixo forte, bochechas proeminentes.
  • Nariz: curto, largo e em linha reta.
  • Olhos: grandes, redondos, bem separados, verde ou azul profundo.
  • Orelhas: médias, amplas na base, separadas e com pontas ligeiramente arredondadas.
  • Pescoço: curto e forte.
  • Corpo: de médio a grande, musculoso e compacto, com peito e costas fortes.
  • Pernas: de comprimento médio e musculosas, com grandes pés redondos.
  • Cauda: comprimento médio, grossa e com ponta arredondada.
  • Pelagem: grossa, esponjosa, com abundância de fiapos e cachos pronunciados que cobrem todo o corpo. Eles podem ter os pelos curtos ou semilongos.
  • Cores: Diversas, são todas definidas no momento do nascimento.
  • Ossos: fortes.
  • Peso: machos atingem entre 5kg e 7kg, as fêmeas entre 4kg e 6kg.

O Selkirk Rex, o animal de estimação ideal

Gato da raça Selkirk Rex

Simpático, sociável e pacífico são algumas das palavras usadas para descrever um Selkirk Rex. É um gato de costumes caseiros que prefere ficar tranquilo e confortável dentro de uma casa ou de um apartamento. Não costuma sair por aí e subir em árvores ou telhados como outros gatos.

Se adapta facilmente ao ambiente humano e não tem problemas para dividir espaço com outros animais. Claro, ele não gosta de ficar muito tempo sozinho.

Ele é carinhoso e gosta de brincar, o que o torna um animal de estimação ideal para crianças. Eles também são pacientes e tolerantes, mesmo com aqueles que podem extrapolar nas brincadeiras.

Além disso, é um gato de cuidado fácil, já que a sua pelagem não deve ser escovada com muita frequência.

Uma escovação, uma vez por semana, ou a cada dez dias, para manter a textura típica, semelhante à de um poodle ou a de uma ovelha, é suficiente. Você não terá que andar por aí recolhendo os pelos por toda a parte, já que não há quase nenhuma queda.

Devido a estas características, ele também pode ser a melhor escolha como animal de estimação para idosos ou para aquelas pessoas que adotam um gatinho pela primeira vez.

Sua saúde é geralmente boa e ainda não foram registradas doenças específicas associadas com a raça. Os de pelos longos podem sofrer das chamadas “bolas de pelos” no trato digestivo, que são facilmente tratáveis.

Além disso, como outros gatos do tipo Rex, ele poderá ter um aumento na produção de cera dos ouvidos, que decorre de uma irritação do interior de suas orelhas.

Há muito tempo ele teve os seus quinze minutos de fama. Albert, um Selkirk Rex muito mal-encarado, teve sua imagem de gato ovelha raivoso circulando nas redes sociais e vários sites contribuíram para que esta raça de gatos se tornasse reconhecida em todo o mundo e por quase todas as associações de gatos existentes. Assim, ela começou a se tornar mais popular.