O sono e o seu gato

Um gato dorme entre 12 e 16 horas por dia e, curiosamente, eles não dormem para preservar a beleza felina. Dependendo da idade do gato, o sono pode servir para algumas coisas ou para outras. No caso de um bebê gatinho, dormir por volta de 20 horas por dia ajuda o filhote a fortalecer os seus ossos e músculos até que eles estejam totalmente desenvolvidos.

Se o gato já é adulto, as horas de sono atuam como uma espécie de sono reparador. Neste artigo, iremos lhe contar alguns detalhes sobre o sono e o seu gato.

Os hábitos do gato caçador

Os gatos dormem para descansar o corpo e conservar energia. O hábito de dormir destes animais é proveniente de seus ancestrais selvagens, que caçavam para sobreviver.

Para os gatos, a melhor hora para caçar é ao amanhecer e ao anoitecer, então eles passam o resto do dia descansando entre as refeições.

Por que eles têm que dormir tanto?

O sono dos gatos

Em contraste com os animais herbívoros, que precisam de muitas horas para comer e satisfazer sua fome, os carnívoros têm uma dieta rica em proteínas e não é necessário passar longas horas comendo para manter seus corpos em excelente condição.

Os gatos domésticos não precisam dormir para recuperar energia e então caçar, mas de qualquer forma, eles mantêm os padrões de sono de sua raça.

Qual é o padrão de sono dos gatos?

Estar com os olhos fechados não quer dizer que seu bichano durma sempre da mesma forma. Os padrões de sono dos gatos são muito semelhantes ao do ser humano, podem apenas tirar uma leve soneca ou relaxar profundamente.

Sono leve: O gato ainda tem os olhos fechados e relaxa, mas seus sentidos estão em alerta e o menor ruído o acorda.

Sono profundo: Após 30 minutos de sono leve, o gato entra em uma fase de sono profundo. Seu corpo está relaxado, embora ele possa ter movimentos oculares rápidos e mover suas pernas, boca, ouvidos e até os seus bigodes.

Esta é a fase em que os especialistas acreditam que o gato sonha. Esta fase do sono ainda mantém os seus sentidos em alerta e se notarem uma sombra ou algum movimento à sua volta, abrem o olho e investigam.

Se não há nenhum problema, voltam a dormir, mas se algo soar como uma emergência ou uma ameaça, entram rapidamente em ação.

Diferenças entre o sono dos humanos e dos felinos

Como é o sono dos gatos?

O maior problema causado pelos padrões de sono dos gatos domésticos é que eles não dormem à noite, já que normalmente o fazem durante o dia, quando normalmente estão sozinhos em casa.

E quando o dono retorna, à noite, o gato quer brincar com ele. Para ajudá-lo a se exercitar quando você não está em casa e entretretê-lo durante o dia, você pode colocar alguns brinquedos para gatos e assim ele se sentirá cansado à noite.

E se houver uma área, ou uma janela, onde ele possa ver o que acontece do lado de fora da casa, ele manterá a sua curiosidade ativa.

Você pode espalhar pequenas porções de comida pela casa, então seu bichano terá que usar a inteligência para obtê-las e também vai se divertir.

Além disso, você deve dedicar algum tempo para uma diversão interativa, algum jogo ou brincadeira, quando você chega em casa. É especialmente apropriado fazê-lo correr.

A refeição principal deve ser o jantar, e este deve ser servido antes de dormir. Uma boa porção de comida fará com que ele durma para conservar a energia que a comida forneceu para ele.

Estas foram algumas características e curiosidades do sono e o seu gato.