O sorriso dos cães se reflete em todo o seu rosto

sorriso dos cães

Os cães podem sorrir? Essa pergunta suscitou dezenas de debates ao redor do mundo, chegando-se a conclusões variadas. Quem ama os animais sempre vai apostar que sim. Enquanto os mais céticos sempre irão dizer não à existência do sorriso dos cães.

Em Meus animais, como nós os amamos, acreditamos não só que os cães sorriem, mas também que o sorriso deles se reflete em todo o seu rosto, ou focinho. Eles transmitem emoções e sentimentos através dela.

O sorriso dos cães

sorriso-cao

Autor: sciondriver

Segundo estudos científicos, os cães não só demonstram sua felicidade através da cauda, mas também fazem curvaturas diferentes com sua boca quando estão felizes, algo que pode ser interpretado como um sorriso.

Portanto, você não está louco, os cães sorriem. Quando você brinca com o seu peludo e o vê feliz e pensa que está louco por acreditar que ele sorri, não, você não está louco.

O sorriso dos cães reflete sua felicidade, seus mais profundos sentimentos e emoções. O primeiro a “promover” o sorriso dos cães foi um conhecido prêmio Nobel: Konrad Lorenz. Tudo aconteceu em um dia em que ele brincava com o seu animal de estimação. Ele jurou que viu seu cão sorrir, por isso ele explicou em seu livro “E o homem encontrou o cão”, que o sorriso de um cão transforma sua face e o faz puxar um pouco a língua.

Algo muito parecido as nossas gargalhadas! Embora seja óbvio que um cão não rirá nunca como nós, já que não pode emitir os mesmos sons. A pergunta é:

Como os cães riem?

Este tema foi estudado por peritos em cães e em seus comportamentos. Por exemplo, Patricia Simonet, uma destas peritas, teve uma ideia brilhante. Gravar a “risada” dos cães. Ela juntou vários peludos e gravou os sons que eles faziam enquanto brincavam e se divertiam.

O que ela descobriu foi surpreendente: não só eles ofegam de maneira diferente enquanto se divertem, muito mais do que isso, eles contagiam outros cães! Quando um cão sorri, outros o seguem nisso. Quem pode negar que a risada é contagiosa?

Além disso, Simonet pensou que estas gravações poderiam ter uma utilidade mais benéfica do que um simples estudo. Pensou que, se as usasse em centros de acolhimento caninos, os sons dos sorrisos destes cães poderiam contagiar aqueles que foram maltratados ou abandonados. E isso foi o que aconteceu! O humor dos cães que estavam em centros e abrigos foi alterado para melhor quando eles escutaram as gravações.

Algo mais que um sorriso?

Há estudos científicos que afirmam que, além de sorrirem, os cães têm seu próprio senso de humor. Como canalizam ou o usam com outros, sejam humanos ou cães, é algo que ainda está sendo estudado.

O que é certo é que os animais podem demonstrar alegria e felicidade com um sorriso. E pensar que sempre acreditamos que eles podiam demonstrar emoções apenas com a cauda!

Como você pode tirar um sorriso de seu cão?

Todos amamos quando os nossos animais de estimação estão felizes, mas sabemos que para isso precisamos lhes dedicar nosso tempo e energia e, às vezes, nossa paciência.

Porém, dizem que sempre vale a pena todo o esforço por um sorriso. Se você quer ver o seu cão sorrir, apenas deve tirar algum tempo para:

cao-sorrindo

Autor: Roiz Roiz

  • Brincar com ele. Um cão necessita brincar, correr, saltar e sentir que ele tem você para o acompanhar. Leve-o a um lugar onde ele possa correr livremente, em que você possa ir atrás dele, jogar uma bola ou inclusive estar com outros cães. Se você nunca o viu sorrir, tenha à mão uma câmera, pois com uma sessão de brincadeiras ele não demorará muito para lhe dar de presente um sorriso.
  • Mime-o. Dedique tempo para mimá-lo, para lhe dizer coisas bonitas, para abraçá-lo. Você verá que antes mesmo de que você se dê conta, ele já lhe dará de presente um sorriso.
  • Massagens. Faça algumas massagens de vez em quando em seu peludo, é possível que o prazer que elas lhe tragam o faça esboçar um sorriso antes do que você imagina.

Já sabemos que sempre haverá debates ao redor desse tema, mas, como vimos, está comprovado, os cães podem sim sorrir e este sorriso se reflete em toda sua cara. Não perca tempo e faça sempre o possível para ganhar um sorriso dos cães!