O uso do vinagre de maçã nos nossos animais de estimação

vinagre, um líquido muito antigo, tornou-se famoso nos últimos anos. Primeiro, começou a ser usado como produto de limpeza, e logo foi lançado um vinagre específico para essa finalidade e, por último, ele passou a ser usado na área de saúde e beleza. De fato, dizem que a capacidade antioxidante do vinagre de maçã é capaz de eliminar as manchas do rosto, se for consumido em jejum.

Depois, outros tipos de vinagre menos agressivos e fortes para o paladar começaram a surgir no mercado, como o de maçã, que tem propriedades muito úteis para melhorar a saúde. Mas, poderá também ser útil para os nossos animais de estimação?

O vinagre de maçã serve para os nossos animais de estimação?

Sim, ele serve e muito. Como nosso principal objetivo é cuidar o melhor possível de nossos animais de estimação e oferecer-lhes um cuidado com produtos naturais, sempre será a melhor opção. O vinagre de maçã terá grande utilidade para muitas coisas. Estas são algumas delas:

Melhora da saúde da pele e do aspecto do pelo

caes-comendo-macas

Autor: Miss Chien

Sempre foi dito que, se você quiser que o cabelo brilhe, deve enxaguá-lo com vinagre. Pois bem, isso também é válido no caso dos cachorros. Se, depois de dar-lhes banho, nós enxaguarmos com vinagre o nosso animal de estimação, seu pelo brilhará muito e ficará com um aspecto mais saudável.

Não só isso, pelo fato de o vinagre contar com propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e hidratantes, é capaz de equilibrar o pH da pele e melhorar sua saúde. Além de melhorar o aspecto do pelo e evitar seu ressecamento por agir como hidratante, também prevenirá doenças, irritações e infecções no animal.

O vinagre também controlará o odor corporal do nosso cachorro, neutralizando sua intensidade e fazendo com que o frescor pós-banho dure por mais tempo.

Contra parasitas externos

Um dos principais componentes do vinagre de maçã é o ácido acético, que é um excelente repelente para pulgas e carrapatos. Portanto, se seu cachorro tem algum desses parasitas, anote estes conselhos:

Misture, em um recipiente, quantidades iguais de água e de maçã, e, em seguida, umedeça um pano. Aplique essa mistura sobre todo o pelo do animal, evitando zonas sensíveis, como os olhos e a região genital. Faça isso sempre, duas vezes ao dia, e verá como os parasitas desaparecem sem a necessidade de se utilizar produtos químicos.

Você também pode usar essa mistura como um inseticida natural, borrifando a cada dois dias um pouco dela sobre a pele do animal.

Melhora sua digestão

Não tem nada melhor do que uma taça de vinho para a digestão, pelo menos, é o que dizem. Então, no caso dos cachorros, acontece o mesmo com o vinagre de maçã.

O vinagre o ajudará a equilibrar os ácidos digestivos, a matar as bactérias e a produzir enzimas, e tudo isso junto fará com que o animal tenha uma excelente digestão.

Além disso, ajuda a renovar a flora intestinal, o que pode prevenir a prisão de ventre. Não será fácil fazer o seu animal beber vinagre, embora, você possa tentar fazer com que ele experimente, misturando um pouco com a água oferecida a ele para beber. Se ele recusar isso, misture as quantidades iguais de vinagre de maçã e de água e coloque em uma seringa. Não será muito agradável para ele, mas será muito benéfico.

pessoa-da-de-comer-a-cao

Para infecções urinárias

O vinagre de maçã desintoxicará o trato urinário do seu cão. Basta diluir uma colherzinha do vinagre no seu pote de água, junto com o tratamento que o veterinário prescreveu. Isso acelerará o processo de recuperação do animal.

Contra a artrite

Como dissemos a você, o vinagre tem grandes qualidades anti-inflamatórias que somadas ao seu alto conteúdo de vitamina C, o tornam o aliado perfeito na luta contra a artrite canina. O método é o mesmo que o anterior: diluir uma colherzinha de vinagre de maçã num pote do animal doente diariamente.

Lembre-se, não ultrapasse a dose. O fato de colocar uma quantidade maior não fará com que seu objetivo seja alcançado mais rápido, tudo é um processo com tempo determinado de duração.