O que observar em um passeador de cães

É certo que alguma vez você já viu essas pessoas que caminham com uma manada de cães e gostaria de testar isto com o seu cão. Se você sente um pouco de desconfiança e quer evitar que seu cão tenha maus momentos, sugerimos que você observe algumas atitudes em um passeador de cães antes de o contratar.

Para muitos, o cão é um tesouro, portanto os donos tendem a ficarem desconfiados com as pessoas com quem deixam seus pets sob cuidados, o que está muito certo. Ser precavido nunca é demais quando se trata da saúde e da integridade de seu cão, por isso é sugerimos a você observar detalhadamente à pessoa que pretende contratar para cuidar ou passear com o seu cão.

Possua recomendações ou cartão de apresentação

filhotes-passeando

Se você está a ponto de contratar um passeador de cães profissional, então o mínimo que você pode esperar dele é que conte com um cartão de apresentação e algumas recomendações de clientes anteriores.

O cartão de apresentação deve conter toda a informação de contato que você possa vir a precisar. Além disto, você poderá usar as recomendações para contrastar a informação que o passeador der a você e a informação que aparece no cartão.

Ele escuta atenciosamente o que você lhe diz?

Os cuidadores profissionais são pessoas muito atentas e muito pontuais no cumprimento das instruções e recomendações que os donos passam a eles sobre os cuidados com os seus cães.

E mais, muitos cuidadores requerem dos proprietários que preencham um questionário antes de terem a oportunidade de conhecer o cão, onde esteja incluído, desde a informação veterinária e o tipo de alimentos e guloseimas que lhe dá, até algumas perguntas sobre sua educação.

Outros simplesmente tomam nota das instruções específicas que lhes são dadas. Se este for o caso, então se certifique de que o passeador anote a informação precisa que lhe está dando, incluindo os hábitos do animal, as necessidades e o trato específico que quer que o seu cão receba.

Caso você identifique que ele não está prestando atenção às suas instruções, o melhor é que você desista da contratação, pois contratá-lo poderia ocasionar um inconveniente ao seu pet se ele se esquecer, por exemplo, que o seu cão é alérgico a determinado produto.

A apresentação com seu cão

A maior parte das vezes, os passeadores de cães profissionais interagem com o animal de estimação antes de o apresentar ao resto do grupo. Se isto não ocorrer, então é melhor que procure outro serviço, porque este pode vir a ser um sério problema.

Às vezes, se o seu animal de estimação é muito tímido, ele tenderá a se esconder e não seguirá o grupo. Se há um cão muito dominante no grupo, também pode ser um problema, pois este pode interpretar a atitude do tímido cão como fraqueza.

Um passeador responsável primeiro avaliará a confiança de seu animal antes de expô-lo ao grupo e irá interagir um pouco com ele com a finalidade de fazer com que o seu cão se sinta cômodo e não se sinta intimidado por ter que passear com outros cães.

Conta com a equipe adequada

Algo que deve estar muito claro é que o passeador deve contar com a equipe adequada para atender ao cão. Além da pá e dos sacos para coletar fezes, este deve ter um kit de emergências, caso um cão se corte, para poder atendê-lo, bem como seus números de contato para poder informar você sobre qualquer eventualidade.

passeio-cão

Tem um trato responsável com os animais

Além de prestar atenção em como ele interage com os outros animais, uma boa maneira de saber como é uma pessoa com os cães é vendo as respostas que este recebe dos cães. Se os cães se mostram assustados ou desconfiados não é um bom sinal.

Além disto, esta atividade se encontra regulamentada em muitos países, assim preste atenção ao seguinte:

  • Só pode levar oito cães de tamanho pequeno durante o mesmo passeio, com um máximo de quatro cães em cada mão.
  • No caso de cães médios, devem ir dois em cada mão.
  • Para os cães grandes ou gigantes, em especial se são raças poderosas, a indicação é de um em cada mão.
  • Algumas raças, como a Pitbull, deve ser levada sempre usando a focinheira (ainda que isto dependa da legislação da cada país.)
  • Deve portar também uma cópia da carteira de vacinação de cada cão.

Ao final do dia, após contratar o passeador correto, você saberá que o seu cão passou bons momentos, pois ele voltou para a casa cansado e feliz. Tenha em mente que um bom passeador de cães saberá tirar o melhor de seu animal de estimação.

Imagem cortesia de As viagens do Cangrejo.