O olhar dos cães

olhar dos cães

Amor à primeira vista… foi isso o que você sentiu ao ver o seu cão pela primeira vez? Apesar de muitos dizerem que os cães não têm expressão no olhar, isso não é certo. Os cães mudam seu olhar se estiverem tristes ou assustados. Então, qual o papel do olhar dos cães nos sentimentos e emoções deles para com os humanos?

É surpreendente saber que no Japão foram feitos estudos científicos que demonstraram a importância do olhar dos cães. Contaremos mais sobre isso.

Os resultados dos estudos sobre o olhar dos cães

olhar dos cães

Autor: David Locke

Uma equipe de pesquisadores científicos de três universidades diferentes (Universidade do Azabu, da Universidade de Medicina Jichi e da Universidade de Ciências da Saúde de Tóquio) se uniram para realizar o estudo sobre o qual lhe falaremos a seguir.

O estudo consistiu em medir os níveis de oxitocina, o chamado hormônio do amor, nos cães e em seus donos antes depois que eles se olhassem durante por pelo menos trinta minutos.

Para que você entenda a importância deste hormônio, é o mesmo que uma mulher que acabou de dar à luz desenvolve em grande escala, tanto ela como o bebê. Portanto, este hormônio é, sem dúvida, o que pode indicar o maior vínculo que existe entre dois seres vivos.

Depois de ter permitido que cães e donos se olhassem e interagissem, os níveis de oxitocina subiram em grande escala em ambas as espécies.

Esse estudo não só demonstra que existe uma grande conexão entre o olhar dos cães com o homem, mas também pode ter decifrado de onde provém essa conexão amorosa que temos com os cães e por que os escolhemos como animais de estimação.

Quando e por que começou nossa relação

Kikusui, um dos pesquisadores chave neste estudo, tem seu próprio argumento. Ele acredita que em algum ponto da domesticação dos cães, estes “olharam” às pessoas com quem conviviam e as enfeitiçaram com seu olhar, ao elevarem os níveis de oxitocina.

Isso poderia ter dado o ponta pé inicial para que se formassem esses laços que vinculam cães e humanos, e que foram se desenvolvendo cada vez mais ao longo dos séculos.

Tudo isso é curioso, sobretudo porque os cães, quando são selvagens, entre eles não se usa o olhar para estabelecer relações de nenhum tipo.

Por exemplo, quando um deles era o chefe do grupo, todos os outros olhavam para o chão e, quando os filhotes ficam nervosos, nunca olham para ninguém, seja pessoa ou cão, mas sim desviam o olhar.

olhar dos cães

Autor: Sal

O caso é que, segundo os estudos, se especula que os cães nos fizeram apaixonar por eles ao nos olhar e que, daí então, começou uma relação que perdura até os dias de hoje.

Se acredita ser possível aplicar esses conhecimentos para usar o olhar dos cães na batalha contra o autismo e outras enfermidades, usando o olhar dos cães como terapia.

Cada vez mais e mais estudos demonstram que os animais são muito parecidos conosco em muitos aspectos. Estes estudos demonstram que temos uma conexão especial com eles, e não estou nem do lado das teorias criacionistas e nem das evolucionistas, mas me permita perguntar, tudo isso é casualidade? Ou alguém nos “desenhou” assim? O tempo, as provas e os estudos o dirão.

Seja como for, os cães nos amam tanto que seus níveis do hormônio do amor se elevam ao nos ver e, por isso, eles merecem ser amados, respeitados, cuidados e protegidos.

Mas nós gostaríamos muito de saber sua história, compartilhe-a conosco, nos fale sobre aquele momento em que você e seu cão cruzaram os olhares pela primeira vez, você se lembra? Foi amor ao primeiro “olhar”? Compartilhe sua história conosco!