Os 10 animais mais venenosos

Você, alguma vez já se perguntou quais são os animais mais venenosos do mundo? A seguir, neste artigo, iremos lhe contar.

1.   A vespa de mar (Chironex fleckeri)

Considerado o animal mais venenoso do mundo, a medusa conhecida como vespa do mar, que habita as águas da Ásia e da Austrália, tem um potente veneno que, em poucos segundos, é letal.

Suas toxinas atacam o coração, as células da pele e o sistema nervoso. Seu veneno é muito doloroso e suas vítimas humanas, quando são picadas por esta perigosa medusa, entram em estado de choque, se afogam e morrem por insuficiência cardíaca.

Os poucos sobreviventes experimentam extrema dor durante várias semanas.

2.   Cobra real (Ophiophagus hannah)

Cobra real

No segundo lugar entre os 10 animais mais venenosos do mundo, encontra-se a rainha das cobras. Ela é a serpente mais venenosa e longa do mundo. Pode chegar a medir até 6 metros. Seu veneno pode matar os seres humanos e, inclusive, até um elefante.

As toxinas da cobra real são cinco vezes mais poderosas do que as da mamba negra. Esta temível víbora habita os bosques do Sul e do Sudeste Asiático.

3.   Caracol cone (Conidae)

Seu aspecto é atraente, mas seu veneno é, muito, mas muito perigoso e mortal. Uma gota de seu veneno é tão potente que pode matar mais de 20 pessoas. O caracol cone habita em águas mornas. Se o ver, nem pense em tocá-lo.

Os sintomas de uma picada de caracol cone podem começar imediatamente ou podem demorar algumas horas para aparecer. Provoca dor intensa, inchaço, intumescimento e formigamento.

Os casos graves implicam em paralisia muscular, dificuldades na visão e insuficiência respiratória. Não há antídoto.

4.   Polvo de anéis azuis (Hapalochlaena)

O polvo de anéis azuis é muito pequeno, pode chegar a ter o tamanho de uma bola de golfe, mas o seu veneno é tão potente que pode matar um ser humano.

Na verdade, ele tem suficiente veneno para matar 26 adultos em questão de minutos e não há antídoto. Sua picada indolor pode parecer inofensiva, mas as neurotoxinas mortais começam a trabalhar imediatamente até causarem, finalmente, a morte.

Pode ser encontrado nas águas do Japão e da Austrália.

Polvo venenoso

5.   Escorpião amarelo ou escorpião palestino amarelo (Leiurus quinquestriatus)

Contrário à crença popular de que a maioria dos escorpiões são relativamente inofensivos para os humanos e que as suas picadas produzem apenas efeitos locais (dor, intumescimento ou inchaço), o escorpião amarelo é, sim, para ser temido.

Seu veneno é um potente cocktail de neurotoxinas que provocam uma intensa dor, febre, convulsões, paralisia e morte. Felizmente, enquanto uma picada deste escorpião é extremamente dolorosa, é pouco provável que possa matar a um adulto saudável.

No entanto, as crianças pequenas, idosos ou doentes (com problemas cardíacos) encontram-se em maior risco. Habita o norte da África e o Oriente Médio.

6.   Peixe pedra (Synanceia horrida)

Seguramente, o peixe pedra nunca ganharia um concurso de beleza, mas obteve um reconhecimento por ser um dos animais mais venenosos do mundo.

Seu veneno causa uma dor tão severa que as vítimas de seu ferrão têm que amputar o membro afetado. É conhecida como a pior dor que o homem conhece. Se não for dada a atenção médica necessária, poderá ser fatal para os humanos.

O peixe pedra, o mais letal dos peixes, aloja suas toxinas em pontiagudas espinhas que foram projetadas para ferir os possíveis predadores.

Geralmente, vivem nas águas tropicais dos oceanos Pacífico e Índico, que vão desde o Mar Vermelho até a Grande Barreira de Coral.

7.   Aranha brasileira (Phoneutria nigriventer)

A aranha brasileira ou bananeira obteve o recorde mundial por ser uma das mais venenosas que habita ao planeta.

Responsável por milhões de mortes humanas, esconde-se em zonas densamente povoadas. Sua picada provoca uma dor intensa e pode causar priapismo, isto é, ereções incomodas que duram muitas horas.

8.   Taipán do interior (Oxyuranus microlepidotus)

Majestosa e letal, a serpente taipán do interior habita solos australianos. Uma única picada contém veneno suficiente para matar 100 adultos ou 250.000 ratos.

Seu veneno é 400 vezes mais tóxico do que o de uma cobra comum. Pode matar um humano em apenas 45 minutos.

9.   Rã venenosa (Dendrobatidae)

O lar desta pitoresca rã venenosa são as selvas tropicais da América Central ou do Sul. Seu dardo venenoso tem veneno suficiente para matar a pessoas adultas ou 20.000 ratos. Só 2 microgramas desta toxina letal é capaz de matar um humano.

10.   Peixe Globo (Tetraodontidae)

O Peixe Globo encontra-se nas águas da Coreia e do Japão. Sua carne é uma iguaria nesses países e só alguns chefs autorizados têm licença para prepará-los..

A maioria das mortes acontecem quando pessoas não treinadas pescam e preparam este singular e saboroso pescado, que pode causar morte instantânea.