Os 5 melhores filmes sobre cães

filmes sobre cães

Ao tentarmos fazer uma seleção de filmes sobre cães, é impossível deixar de lado a subjetividade. Mas hoje quisemos nos afastar um pouco dos clichês do cinema na hora de retratar os peludos: ou como super-heróis abnegados que tudo podem, ou em situações que têm a ver mais conosco do que com os animais.

Por isso, optamos por filmes sobre cães que os retratam sem estereótipos nem humanizações e que preferem mostrar a forma como as pessoas se relacionam com eles.

Nossa seleção de filmes sobre cães

A seguir, vamos relatar 5 filmes sobre cães filmados em diferentes épocas, idiomas e lugares. Esperamos assim iniciar uma brincadeira para que você complete esta pequena lista com os filmes que tenham te emocionado em diferentes momentos de sua vida.

filmes-sobre-caes

Fonte: Facebook Truman Filme

1- Umberto D. (1952)

O filme do italiano Vittorio de Seca continua comovendo pela simplicidade e o realismo com que conta a história de um aposentado que vive em uma situação econômica desesperadora.

Ao ser despejado de uma pensão junto com seu cão Flike, sua única companhia, Umberto pensa em suicídio. Por esse motivo busca sem êxito  um novo lar para o cão. Por não conseguir encontrar um, pega o animal em seus braços e vai para os trilhos do trem, à espera de ser atropelado. Mas Flike consegue se soltar e o idoso corre para pegá-lo, permitindo assim uma nova oportunidade de vida para ambos.

Escolher os melhores filmes sobre os cães soa bastante pretensioso. Por isso selecionamos 5 histórias que retratam os cães sem estereótipos nem humanizações e que preferem contar as diferentes formas que as pessoas costumam se relacionar com estes maravilhosos seres

2- Marley e eu (2008)

Este filme americano, dirigido por David Frankel, tem Owen Wilson como protagonista humano. O filme conta com sensibilidade e profundidade a íntima relação cotidiana de um cão com seu dono ao longo de 14 anos.

Marley é um cão da raça Ladrador que soube também ganhar o coração de Jennifer Aniston, a intérprete feminina desta história, apoiada em um livro autobiográfico do jornalista John Grogan.

3- Amores brutos (2000)

A obra-prima do mexicano Alejandro González Iñárritu é de despertar amor ou ódio. Mas se tem algo que esse filme consegue fazer é que ninguém fique indiferente ante a contundência de suas imagens e a intensidade das histórias que se entrecruzam.

Assim, entre os conflitos dos humanos, aparecem os cães: Cães utilizados em brigas clandestinas, cães de rua abrigados por um ex-guerrilheiro que sobrevive matando como profissão, cães que vivem uma vida sem privações e que terminam literalmente presos no assoalho de um apartamento de luxo…

4- O cachorro (2004)

filmes-sobre-caes-3

Fonte da imagem: Facebook do Cão (Filme)

Neste filme de Carlos Sorín, filmado na Patagônia Argentina, nos deparamos com a história de um homem que, logo que passa dos 50 anos, é despedido de seu emprego. Sua vida parece mudar quando uma idosa o contrata para arrumar um carro e lhe dá como forma de pagamento um cão.

A princípio, o homem não sabe bem o que fazer com o animal, um impressionante exemplar de Dogo Argentino que, graças a seu pedigree, começa a abrir portas inesperadas ao protagonista e o introduz no mundo dos concursos caninos.

5- Truman (2015)

Conta a história de um homem solitário, um ator argentino exilado em Madrid (Ricardo Darín) e com uma doença em estado terminal. Por isso ele tem como objetivo quase único encontrar um novo lar o melhor, o mais confiável  para seu cão, o Truman do título, que foi sua fiel companhia nos últimos anos. O diretor catalão Cesc Gay resolve sem convencionalismos uma história que, em outras mãos, poderia ter se transformado em um drama e despertar choros.

Menção à parte para Troilo, o formoso exemplar de Bullmastiff falecido recentemente  que interpreta Truman e que, além de nos comover no filme, foi treinado para ajudar crianças autistas.