Os adestradores caninos mais famosos da Espanha

Adestradores mais famosos

Os adestradores caninos tiveram grande auge nos últimos tempos devido a suas técnicas comprovadas capazes de melhorar o comportamento dos animais, tornando-os mais felizes e também aos seus donos. Já ouvimos muito falar de adestradores americanos ou de outros países, mas hoje falaremos de alguns adestradores espanhóis.

Pois bem, na Espanha há adestradores, e muito bons, que também estão ganhando fama e uma boa reputação. Hoje vamos saber um pouco mais sobre eles. Mas primeiro, vamos ao início da história dos adestradores.

De onde surgiram os adestradores

cães-entendem-pessoas

Este ofício surgiu quando cientistas se deram conta da sensibilidade olfativa dos cães e pensaram que estes poderiam ser úteis como “cães policiais”. Desde antigamente, estes animais são utilizados para seguir rastros de pessoas, drogas ou de outras coisas.

Era necessário ensinar a estes cães a obedecerem ordens, do mesmo modo que já o faziam os cães de caça. Assim, pessoas que utilizaram diferentes métodos para ensinar a estes cães, começaram a ser recrutadas. Partindo de coisas básicas como sentar-se, ficar de pé, deitar ou ficar quieto. Logo eles ensinariam coisas mais complicadas aos animais.

Reconheceu-se que o melhor modo de motivar ao animal seria mediante prêmios, quando ele fizesse algo corretamente. E deu certo. Assim, ser adestrador se transformou em uma profissão que está em auge.

Depois, os especialistas na área foram se dando conta de que havia raças de cães específicas, que se ensinadas da forma correta por adestradores, poderiam ajudar aos cegos, aos doentes terminais e inclusive alguns poderiam participar de terapias. E na Espanha? Houve adestradores que alcançaram este objetivo com algum cão? Sim.

Adestradores famosos na Espanha

  • Carlos Rodríguez. De Madrid e veterinário, Carlos possui um amplo conhecimento sobre a educação de cães e também de gatos. Suas aparições em televisão e sua participação em Onda Zero, e no programa que dirige chamado “Como cães e gatos” o tornou um dos adestradores mais conhecidos da Espanha. Publicou dois livros: “O encantador de gatos” e “Eu e outros animais”.
  • Santiago Vidal. Depois de muitos anos de experiência, Santi Vidal se transformou em uma das referências na Espanha no ramo de adestramento. É que além de sua experiência, Santi defende o adestramento com empatia e reforço positivo nos animais. Trabalha em Mais que Latido, compartilhando técnicas de adestramento para aqueles que queiram entrar para o clube dos adestradores.
  • Cessar Millán. Tudo bem, ele não é espanhol. Cessar é mexicano e foi criado nos Estados Unidos, mas ele é um dos adestradores mais famosos na Espanha, e em todo mundo! Poderíamos chamá-lo de adestrador prodígio, pois tudo o que ele aprendeu foi fruto de uma meticulosa observação dos cães de sua família.

Ele se tornou famoso pelo seu programa transmitido em mais de oitenta países: O encantador de cães. O programa conferiu a ele fama mundial, tornando possível a ele escrever sete livros de grande sucesso, além de montar seu próprio centro de reabilitação canina.

Você gostaria de estar entre os adestradores de cães?

adestramento-canino2

Depois de ler este artigo você pensou em se tornar um adestrador? Você gostaria de saber o que é necessário para isso e por onde começar?

Na Espanha, não é necessária uma titulação ou certificação oficial que te credite como adestrador. Porém, existem 2 certificados de profissionalização:

  • Instrução canina em operações de segurança e amparo civil.
  • Adestramento de base e instrução canina.

Estes certificados servem para creditar seus conhecimentos adquiridos sobre o tema, seja por experiência adquirida desenvolvendo um trabalho desse tipo ou por cursos especializados. Em ambos os casos, se você obtiver um certificado de profissionalização, poderá fazer parte do clube dos adestradores.

No Brasil a profissão ainda não foi regulamentada, mas há muitos lugares onde poderá fazer cursos que lhe ajudarão obter conhecimento e uma certificação. As pessoas encarregadas destes cursos irão lhe informar sobre os documentos necessários e quantas horas terá que cursar para obter um certificado de conclusão de curso, enquanto espera que a profissão seja regulamentada.

Imagem cortesia de stuhillphotography.