O que os animais fazem à noite? Aqui contaremos a você a estranha vida noturna deles

Ainda que a noite seja um momento para dormir e repor toda a energia que foi gasta durante o dia, parece que os nossos animais de estimação não a veem da mesma forma. Mas, tanto os nossos pets como o resto dos animais, à noite, parecem estar mais ativos do que nunca. Mas, por que? E o mais curioso, o que eles fazem?

Por sobrevivência

Casal de papagaios

Muitos dos animais, especialmente os selvagens, isto é, os que vivem no em florestas e selvas, se mantêm acordados durante a noite por sobrevivência.

Por exemplo, o flamingo dorme sobre uma pata e com um olho aberto, assim ele pode perceber se alguma ameaça se aproximar; o golfinho faz com que metade de seu cérebro permaneça acordada para poder subir à superfície e respirar; os leões descansam entre uma caça e outra e as girafas acordam a cada duas horas para se assegurarem de que não há predadores.

Isto faz com que, nas selvas, nos bosques e demais lugares da natureza, haja vida 24 horas por dia. A noite não é um momento para dormir nos lugares onde a lei do mais forte é o lema.

Mas, e os nossos animais de estimação? Não dormem de noite? E se não dormem, o que eles fazem?

Os horários de sono de nossos animais de estimação

Nem todos os animais precisam das mesmas horas de sono durante noite. Os gatos, por exemplo, dormem muito durante o dia, já que amam tirar um cochilo entre uma refeição e outra e, portanto, de noite, estão mais ativos do que nunca, ainda que precisem de muitas horas de sono, costumam dormi-las todas de dia, ao invés de noite.

Se eles dormem todas estas horas durante o dia, a noite já não precisam mais dormir tanto e, por isso, é comum que eles subam em nossa cama de noite para ronronar.

De fato, os gatos são conhecidos por andarem como sonâmbulos durante a noite. E, se eles encontram uma brecha que possam sair, irão vagar pelas ruas.

Os cães, no entanto, precisam de umas 9 horas de sono, aproximadamente. Igualmente, os cães costumam dormir entre o meio dia e as cinco da madrugada. Essa é a razão pela qual o seu cão sempre está acordado quando você se levanta pela manhã.

Obviamente, se ele dorme durante o dia, permanecerá acordado mais horas durante noite.

O que eles fazem quando estão acordados? Basicamente, eles não têm uma percepção do tempo como nós. Portanto, não se importam se é de noite ou de dia.

Lembre-se que os animais se movem por instinto: sabem quando comer ou quanto devem dormir, mas quanto a este último, eles não se importam de fazerem de noite ou de dia.

Portanto, quando estão acordados de noite, fazem exatamente as mesmas coisas que de dia: brincam com os seus bonecos, metem o focinho no lixo, correm, saltam, brincam com as moscas, olham para o nada, comem, bebem água e, se eles têm um amigo, brincam com ele.

É importante que você crie hábitos em seu cão, que ele tenha uma rotina. Se ele é um cão muito ativo, faça com que ele se canse durante o dia para que ele possa dormir durante a noite.

É claro, tudo isso evita que o seu cão perambule durante a noite pela casa e que perturbe o seu sono.

Cão dormindo

O importante é que eles cumpram com suas horas de sono para que estejam de bom humor, não importando se é de dia ou de noite. De modo que se o seu cão não fizer muito ruído durante a noite, deixe que ele decida quando dormir.

Também, se o seu animal de estimação é um coelho, por exemplo, ele também não precisará de muitas horas de sono e, além disso, normalmente ele as dormirá pela manhã e não de noite.

Os coelhos costumam dormir com os olhos abertos, assim, talvez, você pense que eles não dormem, mas fique tranquilo, porque eles dormem sim.

Um papagaio precisa de entre 6 e 8 horas de sono e ele as dormirá durante o dia.

Enfim, resumindo, cada animal é um mundo e nem todos precisam do mesmo tempo de sono.

Seria divertido se alguma noite você deixasse uma câmera gravando o seu animal de estimação. Assim, você descobrirá o que é que ele faz em particular, poderá conhecê-lo melhor e, também, poderá rir muito.