Os animais mais adequados para as crianças

Se você tem crianças em casa e elas querem um animalzinho, é sempre bom seguir algumas recomendações para que o animal que escolham não só se adapte ao tamanho de sua casa ou apartamento, mas também ao tempo disponível e necessidades de suas crianças.

Existem alguns animais que são mais aptos que outros para serem amigos das crianças. O sucesso ou fracasso da relação dependerá da escolha mais adequada.

A decisão correta depende de múltiplos fatores, como a expectativa de vida do animal de estimação, as interações com outros animais e com o seu filho, e as necessidades de asseio pessoal que um animal em particular possa vir a ter.

A seguir, compartilharemos algumas dicas sobre animais de estimação que, por diferentes motivos, são perfeitos para as crianças.

Coelhos

O relacionamento entre crianças e animais de estimação

Fofos e peludos, os coelhos são perfeitos para os nossos pequenos e podem ser adquiridos em diferentes tamanhos e raças.

De fato, existem mais de 40 tipos de coelhos reconhecidos pelas associações de criadores. Entre alguns dos mais populares, encontram-se os coelhos conhecidos como holandês e polonês, ou o Gigante de Flandres, que tende a ser mais tolerante com a manipulação.

Ainda que a expectativa de vida destes animais possa variar muito, alguns deles vivem aproximadamente 10 anos, o que significa que adotar este tipo de animal requer um compromisso significativo por parte de seus donos.

Os coelhos são animais sociais que, em geral, vivem muito melhor se estiverem agrupados com outros exemplares de sua espécie.

Se você optar por adotar um coelho como animal de estimação, assegure-se de que todos eles estejam castrados ou esterilizados para evitar a reprodução não desejada.

Os coelhos, em geral, não gostam que os manipulem de forma brusca. Com suas unhas, eles podem querer se defender dessa situação e arranhar ou ferir uma criança. Por isso sempre é bom que suas unhas sejam cortadas e que se mantenha o cuidado que requer.

O mesmo acontece com sua pelagem. A escovação regular é imprescindível para que se mantenha em boas condições. As raças de coelhos de pelos longos, em geral, requerem uma escovação diária.

E lembre-se: estes peludos comem feno, portanto, se em casa existem pessoas alérgicas, muito cuidado. Talvez você deva escolher outro animal.

Hamsters

Os hamsters são ativos durante a noite e podem ter mau humor durante o dia, sobretudo se estiverem desfrutando de uma agradável soneca.

São animaizinhos muito divertidos, talvez não tanto para interagirem com seus donos, mas sim para serem observados.

Existem cinco espécies que são perfeitas como animal de estimação. Podem ser médios, como o sírio, ou pequenos, dentre os quais se encontram o Roborovski, Branco Inverno, Campbell e Chinês.

A vida útil dos hamsters estende-se de um a três anos, ainda que no caso dos sírios poderá ser um pouco mais longa.

As raças pequenas convivem muito bem em grupos, mas em ocasiões poderá haver brigas entre eles. Sendo assim, será necessário um habitat separado.

Uma desvantagem dos hamsters é o horário de sono desses pequeninos, que é o contrário ao de uma criança. Costumam estar acordados e ocupados durante a noite e dormir durante o dia.

São seus próprios cabeleireiros e, portanto, seus donos não precisam estar demasiado atentos às suas necessidades de beleza.

Porquinhos da Índia

Crianças e pets

O cuy (Cavia porcellusé um animal que desfruta da interação com o seu dono. Com frequência, pedem comida dando um grito agudo e interminável.

Existem 13 raças de porquinhos da índia que são perfeitos para se conviver no lar. Costumam viver aproximadamente uns cinco anos.

É sempre divertido sentar-se com um destes pequenos peludos, o único inconveniente é que urinam ou defecam com frequência, de modo que é bom se preparar para alguns acidentes que, talvez, possam vir a surgir.

As necessidades de asseio pessoal para as raças de pelo curto incluem a escovação ocasional. As de pelo longo precisam de escovação mais frequente.

Estes, assim como os coelhos, devem comer feno, sendo assim, se há alérgicos na casa, melhor se abster de adotar este animal.

Furão

O furão é uma bola peluda de energia. Quando está acordado, é muito curioso e quando dorme, melhor não o incomodar. Vivem entre 5 e 7 anos e têm uma grande personalidade.

Alguns são tímidos, enquanto outros são mais sociáveis. Se vivem com outros de sua espécie, devem ser castrados.

Suas necessidades de asseio pessoal são um pouco maiores que a de outros animais de pequeno porte, porque além de requerer escovações habituais de seu pelo e dentes, também devem ser banhados regularmente.