Os animais pressentem os terremotos?

Os animais pressentem os terremotos?

Já aconteceu com você de chegar à esquina da sua casa e seu cão começar a latir? Ou o seu gato estar na porta esperando antes que você entre por ela? Será que eles sentem o seu cheiro ou podem escutar a sua voz? O que é certo é que os animais têm os sentidos muito mais aguçados do que os seres humanos, e por isso têm a capacidade de sentir cheiros e coisas a vários metros de distância.

E o que dizer dos terremotos e tsunamis? Se vimos imagens de alguns destes desastres naturais, sempre vemos que os animais correm antes das pessoas. E mais que isso: o número de mortes é muito superior levando em conta as pessoas em comparação aos animais neste tipo de circunstância.

A pergunta que surge é: será que os animais podem pressentir os terremotos? Segundo a NASA, a resposta é breve, clara e concisa: sim, podem.

A NASA explica como os animais podem pressentir os terremotos

Gato branco

Quando ocorre um terremoto, maremoto ou tsunami, a superfície terrestre sofre alterações, as quais são detectadas pelos animais. Tanto é assim que está sendo avaliada a ideia de copiar este instinto dos animais e introduzi-lo em um detector que possa alertar a respeito deste tipo de desastre natural antes de que ele ocorra.

Sabemos que é um pouco difícil conseguir fazer isso, já que é um instinto de alta sensibilidade que não pode ser copiado, mas desejamos que eles consigam, já que muitas vidas humanas poderiam ser salvas graças a esta iniciativa.

Vejamos alguns exemplos que nos reafirmam o fato de que os animais sentem um terremoto antes de que ele ocorra.

Haicheng, China

Nesta história, as cobras são as protagonistas. No ano de 1975 todas as cobras saíram fugindo de suas jaulas exatamente um mês antes de um terremoto de grande magnitude. Não teria sentido fazer algo assim, pois as cobras não migram e sempre permanecem em seus lares, mas aquilo parecia uma praga para a qual encontraram a explicação depois de um mês.

Parque Nacional de Yanachaga, Peru

Em 2011 ocorreu um terremoto de magnitude 7 na escala Richter. Algumas semanas antes haviam sido colocadas câmeras neste parque para observar o ritmo dos animais. Todos os dias passavam cerca de 18 animais por este local, enquanto seis dias antes do terremoto este número se reduziu a três.

Estados Unidos

Ainda que não tenha sido um terremoto especialmente forte, um cão da raça labrador que estava em um escritório fazendo parte do programa PetFriendly pôde pressentir a catástrofe antes de que ela ocorresse.

Ele estava sentado tranquilamente quando baixou seu focinho no chão por um segundo, e um momento depois levantou suas orelhas e começou a correr. Neste momento começou o tremor e todas as pessoas começaram a correr. Deixamos um vídeo a seguir para que você possa ver a cena.

Mas além das cobras e dos cães, há outros animais que são capazes de pressentir desastres naturais antes de que eles ocorram, e não apenas terremotos.

Animais que podem pressentir desastres

Vacas

As vacas são capazes de reconhecer um terremoto até 6 dias antes de que ele aconteça. As vacas o demonstram reduzindo altamente a sua produção de leite. Isso se deve ao grande estresse que um terremoto lhes provoca, e foi comprovado com o que aconteceu no Japão em 2011.

Albatroz

Estas aves têm uma capacidade incrível de perceber as mudanças na pressão atmosférica e aquática, e por isso supõe-se que eles sejam capazes de pressentir um furacão. Quando há um abalo sísmico eles alçam voo e vão o mais longe possível para encontrar um lugar no qual possam se refugiar.

Abelhas

São capazes de perceber quando vai chover devido à sua sensibilidade à umidade. Quando pressentem que ocorrerá uma tempestade elas voltam ao seu lar em busca de refúgio.

Elefantes

Elefantes

Suas grandes orelhas permitem que eles percebam sons a distância inimagináveis para o ser humano. Isso ficou constatado no tsunami que assolou a Tailândia, antes do qual os elefantes fugiram a regiões altas pois puderam prever o desastre.

Gatos

Eles ficam loucos quando sentem fenômenos como terremotos ou erupções vulcânicas. Os gatos têm uma sensibilidade especial não apenas para os sons, mas também para sentir a deformidade da terra.

Depois de ver isso, só podemos dizer uma coisa: esteja onde estiver, se você notar que um animal ficou muito nervoso e começou a correr, corra também!