Os benefícios da cenoura para seu cão

cenoura

Estamos acostumados a pensar que a cenoura é um vegetal apto para os coelhos ou os para os humanos, mas não para os cães. Entretanto, ela tem muitos benefícios para os nossos amados cães. A cenoura serve como uma excelente maneira de premiá-los quando se comportam bem ou como um mimo, para demonstrarmos o quanto os amamos. E, se por acaso parecer pouco, saiba que ela também é excelente para a saúde canina. Vamos contar tudo neste artigo.

Quais são os benefícios da cenoura para os cães?

Este rico vegetal que não pode faltar em sua casa é bom para sua família humana tanto quanto para a sua família canina. Algumas das propriedades da cenoura para os cães são:

Contribui com muitos nutrientes

cao-labrador-comida

Entre as vitaminas que ela oferece podemos destacar A, B, B1, B6, C, D e K, que favorecem o sistema imunológico. Também tem carotenos, minerais, fósforo, cálcio, sódio, potássio e cloro.

Melhora a saúde dental

Se o cão comer cenoura crua (cortada ou não) sua textura dura ajudará a limpar os resíduos que se acumulam nos dentes, nos molares, presas e gengivas. Embora não seja a única coisa que deve ser utilizada para fazer a higiene oral (recomenda-se escovar os dentes dos cães a partir dos 7 meses), é um complemento extraordinário.

Regula o sistema nervoso

Um snack perfeito para lhe dar entre as refeições, saudável, rico em nutrientes e excelente para que mastigue e vá reduzindo os níveis de ansiedade e estresse.

Evite que o cão tenha sempre fome

Há muitos cães glutões que sempre querem comer. Se lhes dermos um pedaço de cenoura entre o almoço e o jantar, por exemplo, isso saciará seu apetite e lhe ajudará a ficar menos ansioso até a hora da refeição.

Ajuda às cadelas prenhas

Se seu animal de estimação estiver a ponto de dar à luz, lhe dê cenouras. A cenoura melhorará o volume sanguíneo e a produção de leite.

Melhora a pele e a visão

Graças à vitamina A e aos carotenos, a cenoura é muito boa para a saúde dérmica do animal (por exemplo reduz as queimaduras solares). Também evita problemas oculares, como as cataratas.

É um complemento para cães obesos

Além de evitar que queiram comer tudo o tempo todo, este vegetal é recomendado para cães em sobrepeso e idosos, já que não possui gorduras e contribui muita água.

Como dar cenouras para o meu cão?

Se você for dos que está acostumado a premiar o seu animal de estimação todas as vezes que ele faz algo corretamente, em lugar desses palitos ou snacks que são vendidos nas lojas, você pode lhe dar cenouras. Mais baratas, mais fáceis de conservar, baixas em calorias e podem ser compartilhada com os humanos.

Para dá-las a seu cão você terá que lavá-las bem, cortar as pontas e dar cenouras cruas. Não é necessário que estejam inteiras, tudo depende do tamanho do cão. Alguns optam pelas cenouras do tipo “baby”, que são menores e que reduzem o risco de que o cão venha a engasgar ou que ela fique presa na garganta.

perro-e-cenoura

Além disso, são uma substituição para os “petiscos” ou alimentos similares. Muitos cães podem passar horas mastigando e roendo as cenouras. Não se esqueça de fiscalizá-lo porque há risco de engasgo.

Também é possível dar a cenoura cozida, mas nesse caso você estaria perdendo a função dela, pois não limparia seus dentes, não reduziria sua ansiedade e nem seu instinto, também não contribuiria com tantos nutrientes (muitos se perdem no processo de cozimento). Como se não bastasse, correríamos o risco de oferecer a cenoura com sal ou outros temperos.

Não abuse em relação à quantidade de cenoura que dá ao seu cão. Será normal que suas fezes se tornem um pouco alaranjadas ou que tenham pedaços visíveis de cenouras. Se optar pelas do tipo baby, comece por lhe dar uma por dia e vá aumentando até chegar a quatro, se for um cão pequeno, seis, se for médio e até oito se for um cão grande.

No caso de que sejam cenouras “normais”, o máximo são duas por dia. Não se esqueça de que cães com problemas digestivos ou com diabetes não devem consumir cenouras.

Não é uma forma mais saudável de premiar o seu cão? Por que você não a adota?