Os benefícios do mel para os cães

O mel é muito benéfico para pessoas e cães, graças aos seus efeitos calmantes e curativos, além de seu sabor agradável. Ele ainda ajuda no sistema imunológico de todos, humanos e animais. É nutritivo, fonte de energia e bom para o estômago, já que é composto por amilase, uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos.

De vez em quando, e não de forma diária e persistente, deveríamos incluir o mel na dieta de nossos animais de estimação.

Um remédio natural

veterinário

Como remédio natural, o mel é melhor para a saúde de nosso cão que o uso de comprimidos ou produtos farmacêuticos. É bom para os problemas digestivos do animal, inflamações, crises alérgicas e como suporte na dieta alimentar dele. O mel é nutritivo, saudável e natural.

Antes de oferecer mel aos nossos amigos peludos, temos de saber se o animal é tolerante a esse produto ou não pode ingeri-lo por ser diabético. Todo cuidado é pouco, entre outras razões porque a frutose e a glicose são os principais componentes desse alimento, sendo importante controlar o seu consumo.

As vitaminas A, B, C e D estão presentes nesse saboroso alimento fruto do esforço e trabalho coletor das abelhas. Essas vitaminas são muito importantes para o correto desenvolvimento e crescimento dos cães. O ideal seria ingerir o mel duas vezes por dia, dependendo do tamanho do animal e do exercício físico que ele desenvolve.

O mel também é bom para a pele, problemas de visão, contém minerais e grande quantidade de pólen, que ajudam no crescimento e fortalecem o sistema imunológico de nosso pet. Além disso, a substância também pode ser aplicada em feridas, já que é cicatrizante e desinfectante, atuando contra as bactérias. Se o nosso cão se exercita com frequência, esse líquido dourado o ajudará a recuperar as energias.

O doce nos cachorros

Todos nós já ouvimos falar sobre o doce na alimentação canina e sua má reputação, assim como os efeitos colaterais para eles. No entanto, o mel é benéfico para a dieta de um cão se utilizado com controle e na dose correta, jamais abusando de seu uso.

O mel colhido de forma artesanal e natural é o mais adequado, quanto mais natural for, mais propriedades ele terá. Na hora de selecionar esse tipo de produto, devemos escolher as marcas que nos oferecem mais segurança por sua composição mais natural. Sabemos que existem marcas de mel aromatizados, porém quanto mais natural o alimento, mais benéfico será para o organismo de nossos amigos caninos e suas defesas serão reforçadas.

Em diversas ocasiões, tomamos uma colher de chá de mel quando tínhamos muita tosse. Pois o nosso cão também pode ficar livre da tosse. Não devemos, entretanto, dar mel aos filhotes, porque o estômago deles ainda não está preparado para digerir esse néctar. Para o alívio da tosse do nosso cachorro, o ideal é oferecer uma colher de mel com chá, processo que repetiremos várias vezes durante dias consecutivos para diminuir os sintomas.

Os dentes de nossos animais de estimação são um fator a considerar depois do consumo de mel, já que a sua consistência pegajosa facilita com que o alimento fique preso entre os dentes, podendo causar cárie ou placa bacteriana. Por isso, temos que transmitir o hábito da higiene bucal para os nossos animais quando ainda são filhotes, fazendo com que seja parte da rotina deles.

Como consumir

perro comiendo chocolate

Podemos dar esse delicioso alimento de diversas maneiras para o nosso cão. Uma delas é fazer ele lamber uma colher de chá desse produto. Com certeza ele irá adorar! Outra forma é misturar em seu prato preferido de comida para que ele coma junto com as vitaminas habituais. Será um complemento perfeito.

Podemos aproveitar quando ele bebe água e diluir uma colher de mel, se possível em água morna para a sua maior dissolução. Como um lanche ou guloseima extra, podemos oferecer um pedaço de pão com um pouco do néctar. O seu pet vai se deliciar.

As propriedades antibacterianas do mel de abelhas são boas para nossos bichos de estimação, mas também para o nosso uso diário. Nós nos beneficiamos desse líquido dourado em nossa dieta e também como remédio para nossas necessidades. O mel possui efeito expectorante, nos ajudando a expulsar todas as bactérias e catarro, tendo o mesmo efeito em nossos animais.

Em suma, o uso moderado de mel na dieta de nosso pet fará com que tenha mais energia e defesas mais fortes e nós teremos um animal mais feliz e saudável.