Por que os cachorros gostam de ficar entre os nossos pés?

Chegou o melhor momento do dia: a noite. É a hora em que você se senta relaxado para ver televisão, e seu cachorro vai… se acomodar nos seus pés! Por que ele sempre faz a mesma coisa? É preciso reconhecer que esse é um gesto maravilhoso em épocas frias do ano, mas em estações mais quentes não é muito agradável. Pois bem, por que os cães gostam de ficar entre os nossos pés?

Isso incomoda muito, principalmente quando ele não satisfeito em ficar entre os nossos pés no sofá, chega a hora de irmos à cama, e ele faz a mesma coisa. E você gasta tanto tempo procurando na Internet a melhora cama para ele, compara preços, foi à loja e acabou comprando-a, e para quê? Para que durmam entre os nossos pés!

Qual é o segredo que faz com que os cachorros durmam entre os nossos pés? O que é tão agradável nos nossos pés que os leva a fazer isso? Vamos descobrir isso neste artigo que dedicamos a este tema.

Por que os cachorros gostam de se sentar entre nossos pés?

Essa “mania” pode ter vários motivos, alguns inclusive poderiam ser solucionados com uma consulta ao veterinário. Por exemplo:

cão-pessoa1

Ele ama você

Os animais não são tão complicados como nós, e o motivo que os faz querer dormir entre os nossos pés ou a querer se sentar entre nossos pés pode se dever a uma razão tão simples como o fato de eles amarem você.

O seu cachorro adora você, está desejando que chegue em casa para vê-lo, e como você, ele também anseia por esse momento à noite, quando ambos veem a televisão e podem ficar relaxados e juntos, bem juntinhos.

Ele sente segurança

É possível que o seu cachorro se sinta inseguro ou que seja muito medroso. De fato, este ato de dormir entre nossos pés é mais frequente em filhotes ou em cães recém-adotados. É uma forma de sentirem-se protegidos, de buscarem nosso amparo.

Esse sim poderia ser um caso para ser tratado por um psicólogo, pois um cachorro medroso já adulto não é muito comum. Para sua maior tranquilidade, consulte um veterinário. Ainda que, claro, para ele, esse gesto de dormir entre os nossos pés deveria ser acompanhado de outros.

Por exemplo, se seu animal caminha muito colado às suas pernas, ou se não se separa de você em casa para nada, ou se chora amargamente quando você vai embora…

Ele é dominador

É possível que você, sem se dar conta, tenha permitido que seu cachorro faça o que quer e agora ele quer dominar você. Colocar-se entre os seus pé pode ser uma maneira de dizer a você que ele domina.

Se você acha que esse é o caso, você deverá aplicar os princípios da hierarquia e evitar que ele faça isso. Ensine-o a obedecer você e que ele pode ficar ao seu lado, mas nunca por cima de você. Isso não será tão fácil porque é um cachorro adulto, mas com amor, perseverança e paciência, você conseguirá fazer isso.

Você é tudo o que ele tem

Desde o momento em que você adota um filhote, ele chega a fazer parte de sua família, ele ganha um lar, um mundo. Onde mais o nosso cachorro pode querer dormir que não seja entre os nossos pés?

É tão simples quanto isso. É uma forma de se sentir parte de algo, de querer estar ao seu lado, os mais perto possível de você, de sentir que tem alguém que o ama e de demonstrar a esse alguém que também o ama.

cão-pessoa-1

Ele pode estar com ciúmes

Se o seu cachorro nunca dormiu entre os seus pés e de repente faz isso, analise se alguma coisa na sua vida mudou. Por exemplo, é possível que você tenha trazido outro animal de estimação para casa. Não importa se é um gato, um hamster ou outro cão, ainda que este último poderia piorar essa situação.

Talvez antes você fosse solteiro e agora tem um(a) namorada(o) ou estava casado(a) e chegou um bebê. Se houve essas mudanças e nosso cachorro começa a dormir entre os nossos pés, está claro: está com ciúme. Consulte um veterinário e ele indicará a você como mudar esse comportamento do seu animal de estimação.