Os cachorros podem ter soluço

Em algum momento, os donos de cachorros já viram o seu animal de estimação ter soluço. No geral, não é nada grave, desde que não seja uma situação que se prolongue por dias.

Não é nada estranho que os cachorros tenham soluço. É ainda mais frequente no caso dos filhotes.

O que provoca o soluço?

O soluço é uma contração involuntária no diafragma. A principal causa costuma ser ingerir a comida ou líquido de forma rápida. No caso dos filhotes, sentir frio também é uma causa típica que ocasiona essa situação.

Em outras ocasiões, o soluço aparece por causa dos nervos, estresse, ansiedade, fadiga e medos, etc…

Cachorros que têm medo de raios

Como o cachorro percebe o soluço?

Da mesma forma que ocorre com as pessoas, o soluço não é nenhum sinal de ansiedade ou doença. Ele acontece para ajudar o estômago a liberar os gases que sobram, aliviando o esôfago de irritações. Às vezes, serve para coordenar os nervos que controlam o movimento do diafragma.

É certo que, para os cães, o soluço pode ser algo incômodo ou irritante. É importante saber identificar a causa do mal-estar. Se há dúvidas, sempre procure um veterinário.

A solução para o soluço de nosso animal de estimação

Para controlar esse tipo de mal-estar, ou esperamos um pouco que acabe de forma natural ou então ensinamos o animal a comer devagarinho. O sistema ideal é colocar pouco a pouco a comida em sua tigela e não toda de uma vez, porque isso causaria ansiedade nele.

Como exemplo, se damos a nosso cachorro 300 gramas de ração ou de comida, ao invés de pô-la toda de uma vez só, o ideal é fazer isso pouco a pouco, dividindo a ração em 10 partes de 30 gramas cada uma.

À medida em que vai terminando de comer uma das partes, esperamos um tempo e damos a ele a parte seguinte, até completar a quantidade total de comida.

Outro aspecto importante é oferecer a comida em sua tigela e não na mão, para que ele se acostume a comer devagar.

O caráter do cachorro

Um animal muito nervoso ou com estresse também sofrerá de soluço com muito maior frequência que um cachorro tranquilo. Está demonstrado que esses fatores não só produzem mais gases e mal-estar em nossos cachorros, mas sim que os afeta de maneira muito nociva para sua saúde. Os cães não são animais que se estressem por si sós, é o ser humano quem os estressa.

Alguns conselhos para eliminar o soluço

  • Da mesma forma que acontece com as pessoas, um pequeno susto, na medida certa, pode ajudar a parar esse mal-estar em nosso animal de estimação.
  • Um bom passeio também pode ser eficaz para fazer o soluço desaparecer. O animal estará entretido, poderá farejar coisas, brincar, e, dessa forma, se esquecerá do problema.
  • Os pequenos goles d’água também ajudam a parar o soluço, da mesma maneira que ingerir alimentos em pequenas quantidades.
  • Dar um banho no nosso cachorro é também uma excelente opção para eliminar esse incômodo mal-estar.

banho_cachorro

  • É preciso levar em consideração que o animal estará bem em todo caso, tanto se o soluço desaparecer imediatamente, como se continuar por um tempo. Podemos optar por ignorá-lo ou tentar eliminá-lo o mais rápido possível.
  • Os resultados alcançados ao se utilizar esses métodos dependem de cada cachorro, considerado de forma individual. Dado que o soluço acaba por si só, não é preciso fazê-lo desaparecer de forma imediata. Se ele surgir, podemos distrair o nosso amigo, interagindo com ele, para que se esqueça da situação o tempo necessário para que não o incomode.
  • Entre as coisas de que o nosso animal de estimação mais gosta é de brincar, caminhar, correr, etc. Dessa forma, sua respiração mudará através da atividade física, e ele poderá se livrar rapidamente do mal-estar.
  • O banho também pode causar uma mudança na respiração do cachorro, ajudando a parar o soluço, mesmo que o animal não goste muito de tomar banho. Em todos os casos, a impressão que o banho causará nele mudará a sua respiração e contribuirá para parar o já citado mal-estar.