Como os cães ajudam as crianças hospitalizadas?

Crianças hospitalizadas podem ser beneficiadas pelos cães

Todos sabem que os cães tem sido utilizados de diferentes maneiras para facilitar a vida dos humanos, especialmente em momentos difíceis. Por exemplo, há cães de resgate, cães policiais, cães de assistência, cães guias e cães terapeutas, que são usados em algumas outras opções, como na ajuda a crianças hospitalizadas.

Já sabemos que qualquer que seja o papel que esteja desempenhando, eles sempre têm a mesma motivação: a lealdade e o amor que sentem por nós. Por isso não é de se estranhar que o trabalho que eles realizam sempre tenha sucesso. Hoje vamos falar de um destes trabalhos, um muito especial: a ajuda que os cães dão às crianças hospitalizadas.

O auxílio que os cães dão as crianças hospitalizadas

Criança e cachorro

Dizem que tudo com um cão é melhor e, em Meus Animais, não poderíamos estar mais de acordo com isso. Esse é o caso de Alicia, uma menina de 8 anos que tem problemas de concentração. De fato, quase nunca ela consegue se concentrar em nada, mas quando ela está no hospital fazendo suas sessões de terapia e entra seu bom amigo Rum, um cão labrador, Alicia se transforma em uma menina diferente.

Há uma conexão inexplicável entre as crianças e os cães, é uma magia que, talvez, escape de nossas mentes adultas. Há muitas pessoas que se perguntam como os cães são capazes de cuidar de um bebê e de não lhes causar mal algum, ainda que a criança lhe puxe o rabo, coloque a mão na boca ou enfie o dedo em seus olhos.

Não sabemos, mas do que sim estamos muito certos é do fato de que cães e crianças acendem uma fagulha de amor um no outro a partir do primeiro momento em que se veem.

Isso também é o que pensa o comitê de TAA (Terapia Assistida com Animais), que está introduzindo a terapia com animais em crianças. Essa terapia está sendo utilizada em pequenos com autismo, mutismo seletivo, incapacidade intelectual e paralisia cerebral.

Esta não é uma ideia nova e também não um método inovador. Sigmund Freud, o inventor da psicanálise, sempre ia às suas consultas com o seu leal e companheiro cão. Hoje em dia a terapia com animais continua funcionando.

Porém, se seu filho tem algum destes comprometimentos, é provável que você esteja se perguntando se a TAA serve para ele. Por isso vamos lhe contar todos os benefícios dela.

Benefícios da TAA com crianças hospitalizadas

Criança dormindo com cachorro

Fonte da imagem: www.stuff.co.nz

  • Mediador. Este é o principal papel que o cão desempenhará entre o médico e o seu filho. O animal será como uma ponte que facilitará a comunicação entre ambos e que ajudará a criança a estar mais receptiva. Este tipo de terapia não substitui a medicina tradicional, mas sim favorece a expressão de sentimentos e emoções por parte do menor.
  • Importância da interação. Muitos podem achar que é suficiente ter em casa um cão, mas isso não é verdade. O bom desenvolvimento da criança não é algo que surge do nada apenas por se ter um cão, é fruto de um treinamento exaustivo dado a estes animais, bem como alguns exercícios que o pequeno faz, sem se dar conta, e que consegue obter resultados.
  • Serve para todos. Não importa que transtorno ou que idade tenha a criança, este tipo de terapia é benéfico para todos. Só é necessário que se leve em conta o pequeno detalhe de que a criança não tenha alergia e nem fobia de cães. Tirando isso, está tudo bem, não há nenhum problema.
  • Favorece a motivação das crianças. Este tipo de terapia está preparado para que as crianças se sintam em um ambiente relaxado e tranquilo, dando lugar à expressão das emoções através de jogos e brincadeiras para despertar a motivação para ir além.
  • Seu filho será mais feliz. Estar com um animal é algo que qualquer criança gosta. Por isso as crianças que fazem esse tipo de terapia costumam se mostrar animadas para seguir adiante, apesar da dificuldade e dos esforços. Ainda assim é um sinal de bons resultados.

Se você ainda não estava decidido a tentar essa terapia com cães, não pense mais, os benefícios são muitos e muito grandes.