Os cães assistem televisão?

cães assistem televisão

Os cães assistem televisão se eles tiverem o costume de ter diante deles a presença de um aparelho de TV e, geralmente, não são indiferentes a ele. Em muitos casos, passam horas dando atenção aos programas e mais ainda se a imagem for de outro cão.

Não é uma casualidade que nossos cães assistam televisão. Ao contrário, está provado que os cães são capazes de reconhecer seus semelhantes na TV e, embora seu sentido mais desenvolvido seja o olfato, os sons de outros peludos brincando, latindo, respirando, ofegando, etc., ainda que seja apenas através da tela, chamam sua atenção.

Mas nossos amigos caninos não apenas reconhecem outros cães na TV, como também outras espécies de animais. Não é igual, entretanto, em todos os casos, mas depende muito da personalidade de nosso amigo. Há alguns cães que são mais distraídos e outros que são mais atentos na hora de identificar coisas de interesse na televisão.

Um canal televisivo: Sim, os cães assistem televisão

cao-para-televisao

Recentemente foi inaugurado o primeiro canal especifico para cães, o DOGTV, com programações de cães intrépidos que praticam surfe ou que brincam felizes nas montanhas, o que gera muito interesse em seus espectadores.

Para uma correta visualização, este canal acoplou sua proposta à capacidade cromática dos cães para que lhes seja mais atrativa, levando em conta que as cores que eles percebem são só o amarelo e o azul, e fazendo tomadas mais rápidas, pois também é sabido que os cães podem perceber mais rápido as imagens do que os humanos.

O canal DOGTV foi pensado principalmente para os cães que ficam sozinhos em casa. Dessa forma, uma vez que eles se divertem, podem preencher o vazio que a ausência de seus donos lhes causa.

Os cães podem assistir televisão: Imagens mais velozes

A ilusão de movimento que se produz no cinema e na televisão é provocada por uma sucessão rápida de imagens estáticas, mas para os cães não pode ser qualquer velocidade.

Cães e gatos têm uma percepção mais aguda que a nossa e, por isso, eles distinguirão os sutis movimentos que se produzem entre as cenas, e que escaparão aos humanos.

Por esta capacidade visual, os cães necessitam de uma maior velocidade de mudança de imagens para enganar seu cérebro. Na realidade um cão necessita de uma frequência de pelo menos 75 Hz para perceber movimento, por isso, se reproduzimos um vídeo em uma televisão de 50 Hz para o animal (o normal para humanos), nosso pet se entediará. Para ele, as imagens estão paradas, sem dinamismo.

Mas com os novos modelos de televisão, as frequências de entre 120 a 240 Hz serão mais interessantes para os cães.

A localização da televisão também é um fator importante. Portanto, se ela está posicionada muita alta para o animal, ele não verá bem a imagem e terá uma postura um pouco incômoda, o que provocará sua falta de interesse. Por isso é muito melhor posicionar a televisão à sua altura, ou ainda, se o cão costuma subir no sofá, ele já terá o ângulo adequado.

A este aspecto de maior velocidade de captação do olho canino, tem que se somar o fato de que os ritmos, os sons ou os temas escolhidos podem não chamar sua atenção. Os cães assistem televisão e entre seus “programas” favoritos estarão os que contêm imagens da natureza e também de outros cães.

Os cães podem assistir televisão: A cor das imagens

cao-no-escritorio

Os cães assistem televisão, mas não em branco e preto como muitas vezes já ouvimos. Eles apreciam a cor, mas não como nós. A gama cromática dos cães é mais reduzida, enquanto que nós percebemos três cores primárias — vermelho, verde e azul —, os peludos percebem apenas duas: o azul e o amarelo.

Como é a DOGTV? A rede de TV para cães começou em San Diego, Estados Unidos, e, dado o êxito obtido, foi se estendendo para muitas outras localidades. Na Europa, a Alemanha, o Reino Unido e a França são os primeiros países escolhidos para implantarem este curioso canal. É um canal para cães, com imagens especialmente filmadas para atrair e acalmar nossos amigos peludos.

A DogTV transmite seus programas 24 horas por dia com conteúdo designado especialmente para os cães e sem publicidade. Ideal para cães que passam muito tempo sós em casa.