Por que os cães bocejam?

cães bocejam

Com certeza, em mais de uma ocasião você já deve ter visto seu cão bocejar sem motivo aparente. Mas por que os cães bocejam? É por que eles sempre estão com sono? Embora possa lhe parecer surpreendente, os bocejos de seu cão são parte de sua linguagem corporal e querem dizer algo mais profundo. Analisaremos o que é.

Já falamos sobre a linguagem corporal dos cães e como cada gesto tem um significado profundo e diferente. Hoje vamos fazer uma revisão destes e entre eles estará o porquê dos cães bocejarem.

Linguagem corporal dos cães

tumores-na-boca-do-cao

São muitos os sinais corporais em nosso cão que querem nos dizer algo. Estes são alguns:

  • Lamber o focinho. Quando isto acontece de maneira repetitiva e com certa ansiedade, o cão quer demonstrar estresse, tédio e ansiedade. Se se transformar em uma atitude repetida e compulsiva, o melhor é levar o animal ao veterinário.
  • Respiração ofegante. Se vocês estiveram fazendo esporte durante muito tempo é lógico que o cão irá ofegar, mas se a prática de exercícios não ocorreu, e sem fazer nada o cão ofega como um louco, como se fosse se afogar, isso pode denotar estresse. Sim, os peludos se estressam. Por quê? O veterinário é quem melhor poderá responder a essa pergunta.
  • Sacudir-se. Em ocasiões pontuais isto pode significar que eles estão molhados ou que algo os incomoda, mas se isso se transforma em um comportamento obsessivo, também pode ser um sinal de nervosismo.
  • Rejeitar comida ou várias outras coisas: não gosta de tal alimento, está nervoso ou está doente. Se você trocar o alimento e ele continuar tendo a mesma atitude, o melhor é que você o leve ao veterinário.

Estes são apenas alguns sinais da linguagem corporal de nosso cão que indicam algum transtorno em sua saúde física ou mental. Porém, há muitos outros aos quais devemos estar atentos, entre eles, o bocejar. Vejamos o que demonstraram os últimos estudos a esse respeito.

Por que os cães bocejam?

O bocejo nos cães tem uma razão científica. Os bocejos nos cães fazem com que sua frequência cardíaca aumente e que chegue uma quantidade de sangue maior ao cérebro, além de potencializar a oxigenação dos pulmões. Desta maneira eles se recarregam de energia e podem combater melhor o nervosismo, a ansiedade e o estresse.

Porém, a Universidade de Tóquio tem uma teoria muito mais chamativa e divertida: os cães bocejam por empatia. Sim, quando seu cão vê você bocejar, ele tem que fazê-lo como se isso fosse algo contagioso, o que cria um vínculo emocional muito forte entre ambos.

Isto não soará tão estranho se nos lembrarmos que durante anos temos ouvido que os bocejos são contagiosos. Se pode ser contagioso entre nós humanos, o que impede que contagie também o seu pet?

boca-cao

Não acontece o mesmo com os desconhecidos, pois a Universidade de Tóquio acredita que esta é uma forma de demonstrar amor incondicional a seus donos, por isso eles não imitarão aqueles que não conhecem.

Um fato muito curioso é que se quisermos bocejar ou tentarmos fingir um bocejo, possivelmente com o objetivo de mostrar a nossos amigos como o nosso pet nos imita, não teremos o mesmo resultado. Já sabemos da inteligência e do instinto dos animais, e uma vez mais isso é comprovado.

Assim, se você quer ter um vínculo especial com o seu cão, agora já sabe como, boceje, mas faça de verdade.

Os animais não param de nos surpreender, pois cada vez mais descobrimos atos que eles mesmos fazem para nos demonstrar seu amor e lealdade incondicionais.

Observe o seu cão, não ignore sua linguagem corporal, pois, como vimos, cada gesto, cada olhar, cada movimento ele faz para lhe dizer algo, seja bom ou ruim.