Por que os cães choram: conheça as razões principais

Por que os cães choram?

Na linguagem dos cães não existe uma tradução precisa para o tipo de choro que os seres humanos têm. Os cães, quando estão tristes, não segregam lagrimas salgadas e quentes. Mas… os cães podem chorar? Quando estamos falando de um gemido, o grito canino pode significar um milhão de coisas.

Como acontece com os latidos, os cães, quando choram estão tratando de comunicar alguma coisa. Emoção, ansiedade, frustação, dor, ou talvez estão tratando chamar sua atenção. Existem muitas razões para os cães utilizarem esse tipo de recurso.

Neste post, compartilhamos alguns dados sobre o choro dos cães e uma série de curiosidades sobre as capacidades sensitivas destes pequenos.

Os cães podem chorar?

Cachorro estressado

De um modo geral, nos cães estes sons que se parecem ao choro estão relacionados com transmitir o desejo por comida, água ou atenção de seus donos.

O gemido dos cães é similar a como os filhotes interagem com suas mães; os filhotes, por meio de gemidos, emitem algum tipo de som para chamar sua atenção.

Os cães adultos também emitem algum som e, de um modo geral, provêm dessa mesma sensação. Eles aprenderam a emitir esse som. Depois de tudo, não demora muito tempo para que os cães entendam que existe uma conexão direta entre o gemido que emitem e a possibilidade de conseguir o que eles desejam.

Os animais também, sobretudo os adultos, mostram esse tipo de comportamento, parecido ao choro, como parte de seu declínio cognitivo. Demência, desorientação e ansiedade podem fazer que os pequenos peludos latam e até comecem a uivar.

A ansiedade de separação é outra condição grave que pode fazer que os cães chorem. Quando se sentem sós podem passar todo o dia latindo. Felizmente, existe solução para solucionar este tipo de comportamento. Em primeiro lugar, consulte com seu veterinário para descartar problemas médicos (como por exemplo, dor ou  deterioração cognitiva).

Se o problema derivar de seu comportamento, um treinador professional bem recomendado ou um veterinário ligado ao trabalho emocional é uma ótima opção para aqueles que procuram pôr fim ao choro excessivo.

Qual capacidade sensitiva têm este tipo de animal de estimação?

Cachorro

Autor: Soggydan Benenovitch

Os cães sabem quando o dono está triste. Quando você se sente triste, seu cão não sai do seu lado e melhora seu temperamento. Pode chegar a ser mais relaxado do que o habitual, perde o interesse nos brinquedos e inclusive recusa comida.

De um modo geral, quando o dono fica triste, o cão geralmente observa em silêncio. Depois de um tempo, ele pode chegar a dormir a seus pés ou suavemente apoiar a cabeça em seu colo. Muitos cães inclusive tratam de lamber as lágrimas de seu dono.

Lembremos que, para os cães, o dono é o centro do mundo, assim os sentimentos de tristeza também terão um efeito sobre ele. Em vários estudos os pesquisadores descobriramque os cães tinham mais probabilidade de se aproximar a alguém que chorava do que a alguém que ficava falando ou cantando. Além disso, chegaram à conclusão que este tipo de animal responde ao choro com um comportamento submisso.

Em outras palavras, os cães tratam de acalmar as pessoas que estão perturbadas. E inclusive, aproximam-se da mesma maneira de qualquer pessoa que está passando mal, independentemente de ser sua dona ou não.

Os cães também podem sentir suas intenções. Todos nós temos experimentado a capacidade quase psíquica de um cão para detectar quando alguma coisa séria está prestes a acontecer.

Inclusive antes de ligar o chuveiro ou tocar sua toalha, seu cão sabe que a sua  intenção é de tomar um banho. A mesma coisa acontece quando você leva o cão para cortar o pelo ou administra um medicamento nele.

Muitos estudos têm demonstrado que os cães domésticos são tão inteligentes quanto um ser humano de dois anos de idade. Isso significa que são capazes de entender o significado de aproximadamente 165 palavras e que podem ter sentido da linguagem corporal.

Os cães utilizam o contato visual e o olhar para descobrir o que as pessoas estão pensando. Assim como um mentalista seguirá seu olhar para determinar o que está em sua mente, este tipo de animal também pode seguir seu olhar para obter uma leitura do que você está pensando.