Por que os cães choram enquanto dormem?

Você está sentado em seu sofá e, de repente, você ouve o seu cão chorar. Mas, se os cães estão dormindo, por que eles choram? Ou será que ele acordou? Você se vira para ele para ter certeza de que ele realmente está dormindo e sim, ele está. Como é possível que um cão chore enquanto dorme? Aqui lhe daremos as razões.

Quando acontece e por que os cães choram dormindo?

Os cães podem chorar enquanto dormem, assim como podem simular correr ou comer. Isto acontece quase sempre na fase REM do sono, quer dizer, quando o nosso subconsciente começa a funcionar. Isto também ocorre com os humanos quando já ultrapassam 90 minutos de sono, mas nos cães parece ter sido comprovado que essa fase acontece muito antes dos 90 minutos.

Nesta fase do sono, há os movimentos rápidos dos olhos, uma aceleração do coração, um aumento da pressão corporal e um descontrole da temperatura. Também, o resto do corpo se paralisa, devido ao fato de que quando estamos dormidos, o corpo não tem a capacidade de liberar um aminoácido chamado glicina. Este aminoácido se encarrega da função neurotransmissora com o cérebro, ao não ser liberada, se produz esta “paralisia”.

Durante a fase REM ocorrem os sonhos mais intensos e profundos, provocando movimentos involuntários os quais o seu cão não está consciente. Embora isto não tenha sido completamente provado, parece que os cães sonham do mesmo modo que as pessoas quando dormem e que passam 20% de seu tempo na fase REM, em cada ciclo de 30 minutos.

Com o que sonham os cães enquanto dormem?

dois-cães-brincando

É difícil de saber, pois é impossível que algum cão nos conte isso. Se meditarmos nas atividades diárias de um cão, o mais provável é que seus sonhos estejam relacionados com elas. Por exemplo, um cão doméstico que vive em um pequeno apartamento e sai três vezes ao dia só para dar uma volta no quarteirão, poderia sonhar com duas coisas: com o que o angustia e com o que deseja. O que o angustia seria se sentir preso em um lugar pequeno.

Este tipo de sonho poderia ser a causa pela qual o seu cão chora enquanto dorme. Ou o que deseja: passar mais tempo na rua correndo e brincando com outros cães. Poderia chorar de felicidade por parecer que está vivendo o que quer ou poderia chorar de tristeza por saber que não é real. Por outro lado, um cão caçador poderia sonhar que não pode apanhar uma presa ou que o seu dono se zanga com ele por isso.

Seja como for, os cães sonham enquanto dormem e estes sonhos lhes fazem ter reações inesperadas e estranhas para nós, como por exemplo; que chorem enquanto estão imersos em um sono profundo.

O que fazer se seu cão chora enquanto dorme?

Se não for a primeira vez que você vê o seu cão chorar enquanto dorme, não se preocupe. Isso, como já vimos, não é nada grave. É um movimento de nosso subconsciente, nesse caso, do de seu cão. Por isso, você deve deixar o seu querido cão sozinho e tranquilo, até que desperte por si mesmo. Se você o despertar pensando que, assim, quando ele voltar a dormir descansará melhor, está enganado.

cão-dormindo

Isto poderia ter duas causas negativas em seu animal:

  • Ele poderia te morder. Como você reage quando alguém chega inesperadamente e te assusta? Sua primeira reação, muito provavelmente, seja a de se voltar para pessoa e tentar atacá-la de alguma forma, até que você veja que era seu amigo. Pois bem, seu cão reagirá da mesma forma. Se você o despertar enquanto ele está sonhando, embora estes sonhos incluam choros, a primeira reação de seu animal será a de te morder. Sim, ele poderá te morder, porque nem tempo para ver que se trata de seu dono ou de outra pessoa ele terá.
  • Pode gerar um trauma. O animal poderia sofrer um trauma ao ser despertado de forma brusca enquanto sonha, relacionando o dormir profundamente com algo que deve ter medo, por isso ele poderia associar o sonho pelo resto de sua vida com isso, e nunca estará bem descansado.

Chorar enquanto dorme é algo normal e quase me atreveria a dizer que é natural, que os cães façam isso enquanto descansam. Não se preocupe em excesso e apenas deixa-o descansar. O seu peludo de quatro patas lhe agradecerá por isso.