Os cães conseguem reconhecer as pessoas de luto

Cães reconhecem o luto

Uma das situações mais dolorosas na vida é o luto que se sente depois da perda de um ente querido, já que isso representa uma adversidade difícil de se superar. Embora pareça impossível de acreditar, é nestes momentos que os cães são mais incondicionais em seu amor do que nunca, devido a surpreendente maneira deles de perceber este delicado estado emocional.

É assim, o melhor amigo do homem pode sentir quando sofremos uma emoção ou sentimento que nos causa dor, o que os ajuda a nos compreender e a nos ajudar mais do que muitas pessoas.

Este é um fato que a muitos surpreende, já que existem pessoas que acham improvável que um cão possa detectar com facilidade detalhes tão complexos como estes. Para detalhar um pouco mais, responderemos a seguir algumas das dúvidas mais comuns sobre este tema.

Como um cão consegue perceber o luto?

Idosa e cão

Durante muitos anos, existiram vozes que asseguravam que alguns animais podiam se fundir com o ser humano de tal forma, que chegavam a perceber suas emoções e estados de humor. Entretanto, estas opiniões foram constantemente desacreditadas, por carecerem de um estudo científico que lhes desse a máxima credibilidade.

Recentemente, estas teorias foram validadas como verídicas, depois que algumas investigações e estudos realizados pelo Departamento de Psicologia da Universidade do Goldsmiths, determinou que efetivamente, como muitos já sabiam, que os cães podem sim saber como nos sentimos.

Experimentos para provar a atitude dos cães

O experimento consistiu em estudar as atitudes dos cães diante de fotografias de pessoas conhecidas e desconhecidas. Aquelas nas quais se via um rosto zangado ou cabisbaixo, o cão parecia mostrar muito menos entusiasmo, em comparação com aquelas onde a pessoa aparecia sorrindo, o que determina que estes veem as atitudes sérias como negativas.

Por outro lado, realizou-se um procedimento com 18 cães de diferentes raças e idades, no qual estes deviam ver seus donos interagir com outras pessoas. Quando estes simulavam um choro, os cães manifestaram maior atenção do que quando conversavam, chegou-se ao ponto de se ver estes nossos amigos de quatro patas se aproximando da pessoa que chorava.

Diante disto, cientistas da universidade chegaram à conclusão de que os cães sabem diferenciar um balbucio de um pranto, o que determina sua capacidade para poder distinguir os diferentes estados de ânimo das pessoas.

Da mesma forma, determinaram que os cães se solidarizam e tentam consolar aos seus donos quando estes passam por alguma adversidade que lhes causa tristeza, depressão ou luto, por isso a diferença que existe em suas reações ante uma palavra ou um suspiro, não se deve a uma simples casualidade.

Como um cão age quando seu dono está passando por um momento de luto?

Cão triste

Os cães são seres muito sensíveis que sabem manifestar cada um de seus estados de ânimo. Se você se sentir mal, eles também se sentirão desta forma por notar o duro momento que você está vivendo.

Neste tipo de situações, eles intensificam os gestos de carinho que costumam ter, com a finalidade de se sentirem melhor e em companhia. O exemplo mais comum é a forma em que permanecem ao seu lado constantemente, mesmo que você não preste atenção nele e nem deseje acariciá-lo.

Outro exemplo recorrente é sua maneira de estar atento a todos os seus movimentos e te seguir a qualquer parte. Assim mesmo, é normal que procurem o contato físico, já que para eles, essa é a forma de te dizerem que amam, que entendem e que lhe ajudarão a superar esta difícil etapa.

Lembre-se!

Quando se vive um luto é compreensível que nada te entusiasme e que durante um tempo se sinta triste. Apesar de você acreditar que ninguém poderá entender a dor pela qual você está passando, seu cão poderá ver em isso em você e ele te ajudará a se recuperar.

Estes nossos lindos amigos de quatro patas sempre estarão aí para quando mais necessitarmos.