Como os cães conseguem voltar para casa?

cães conseguem voltar para casa

São muitas as histórias que conhecemos de cães que se perderam, mas voltaram para casa depois de alguns dias. Pode parecer surpreendente, mas os cães conseguem voltar para casa e chegamos até mesmo a pensar que para eles isso é algo muito normal, pois cada vez sabemos de mais casos.

Para saber a resposta dessa incógnita, que a muitos espanta, a Universidade de Vancouver fez alguns estudos e conseguiu uma resposta. Você gostaria de conhecê-la?

Como os cães conseguem voltar para casa

cães conseguem voltar para casa

Segundo os estudos que a Universidade de Vancouver fez, os cães conseguem voltar para casa porque conseguem rastrear seus donos. Eles fazem isso de duas maneiras: uma é mediante o olfato, algo que já sabíamos, mas a outra, irá te surpreender!

Para um cão, seu dono é o líder de sua matilha, por isso eles são capazes de sentir seu cheiro a metros de distância. Devemos nos lembrar que um cão não sabe nem onde está, nem para onde deve ir, pois seu sentido de orientação é totalmente nulo. Por isso, o primeiro sentido pelo qual os cães se guiam é o olfato.

O olfato dos cães é excepcional, pois eles são capazes de reconhecer o aroma que procuram em um ambiente cheio de diferentes cheiros e têm a capacidade de segui-lo até encontrá-lo.

O olfato dos cães

Para entender um pouco como graças ao olfato um cão pode voltar para casa, devemos compreender como ele funciona.

O nariz dos cães tem dois canais independentes e separados: um para respirar e o outro para cheirar. Graças a estes, não importa quantos aromas possa haver no lugar onde eles estão, eles têm a capacidade de isolar todos os cheiros que não necessitam e encontrar o que procuram.

Um ser humano tem uma média de cinco milhões de receptores olfativos, enquanto os cães têm centenas de milhões. A parte do cérebro do cão que capta estes aromas está muito mais desenvolvida nestes animais do que nas pessoas, sendo capaz de captá-los e memorizá-los, podendo assim encontrar esse aroma em qualquer lugar.

Somado a isso, com seu olfato podem reconhecer não apenas pessoas ou outros animais que já conhecem, mas também são capazes de saber como se sentem ou que emoções provoca neles. Por isso dizem que um cão que “cheirar” o seu medo.

Embora isto possa lhe assombroso, há mais uma razão pela qual os cães conseguem voltar para casa e estamos certos de que ela irá te emocionar.

A outra razão…

cães conseguem voltar para casa

A outra razão pela qual os cães são capazes de voltar para casa é a lealdade que eles sentem por seu dono. Seu dono, seu lar e seu território, são a vida dos cães, e movidos por isso eles são capazes de retornar mesmo que não haja um aroma característico que os guie.

Para eles, é mais do que voltar para casa, é reencontrarem-se com o ser que mais amam no mundo e a quem eles seriam capazes de dar a vida.

Quem não se lembra de Hachiko? Este leal cão retornou dia após dia durante 7 anos ao lugar onde encontrava seu dono diariamente. Um dia seu dono não retornou, pois morreu de um ataque do coração. Hachiko poderia ter ficado triste por algumas horas em casa e ter continuado sua vida, feliz com outra família que o teria acolhido e cuidado bem dele.

Porém, sua lealdade foi além. Ele não se importou com o frio e nem com o calor, tampouco com o tempo que passava ali. Ele não entendia o porquê de seu dono não retornar, mas Hachiko morreu naquela estação de trem esperando por seu dono durante anos, o ser que ele mais amava no mundo.