Os cães com donos obesos costumam ser gordinhos

Cães obesos

Em inúmeras ocasiões já escutamos que os animais de estimação acabam se parecendo com os seus donos, entretanto, o que muitos não sabiam era que esta similaridade não se limitava apenas às atitudes e aos comportamentos, mas também a diferentes aspectos como o hábito alimentício e à aparência física.

Isto é algo que se reflete no fato de que, em geral, os cães que têm donos com problemas de obesidade, costumam sofrer também deste inconveniente.

Este é um fato que alcançou notoriedade há anos, o qual conseguiu uma explicação científica graças a um minucioso trabalho de investigação realizado pela Universidade de Las Palmas de Gran Canarias.

A seguir, esclareceremos algumas dúvidas sobre este problema preocupante que são os cães obesos.

Por que se os donos são obesos o cão também é?

Pug obeso

Como se sabe, o sobrepeso nos cães é gerado pela falta de atividade física e porque comem mais do que devem. Estes são dois grandes inconvenientes, já que quando não realizam nenhum tipo de exercício, eles perdem interesse nisto e encontram na comida uma potencial fonte de satisfação.

Conforme disse a pesquisa da instituição acadêmica, os maus hábitos que as pessoas desenvolvem, com o passar do tempo costumam ser transmitidos aos seus animais de estimação, desde atitudes agressivas até problemas alimentares.

Neste caso, os cães obesos nunca são assim por natureza, mas sim pela criação que o seu dono lhe deu, os alimentando de uma forma similar a deles, por facilidade.

A pesquisa

Para a realização desta pesquisa, o Departamento de Medicina Veterinária analisou os hábitos de comida de 127 cães caseiros em relação com os de seus donos. Segundo os resultados, os cães com donos obesos têm cinco vezes mais probabilidades de sofrerem de obesidade.

Da mesma forma, a Associação Mundial de Veterinários de Animais Pequenos, revelou que entre 20% e 40% dos cães sofrem de excesso de gordura por culpa de quem os cria, já que segundo sua opinião, estes transferem seus costumes sedentários e poucos saudáveis aos seus animais de estimação.

Que complicações pode trazer o sobrepeso nos cães?

Denomina-se obesidade em cães, quando sua massa corporal supera 20% do peso ideal correspondente, tanto por sexo, raça e idade. Terá que se considerar que este é um problema que poderá gerar enfermidades muito mais graves como a artrite e a diabetes.

Assim, cabe assinalar que o sobrepeso poderá também produzir outros problemas, como:

  • Dores nas articulações;
  • Insuficiência cardíaca ou respiratória;
  • Seborreia;
  • Alopecia;
  • Claudicação;
  • Problemas de esterilidade;
  • Hipoglicemia;
  • Hipertensão;
  • Resistência à insulina;
  • Problemas hepáticos;
  • Complicações no parto;
  • Tumores de mama.

De que maneira se pode resolver ou prevenir a obesidade nos cães?

Cachorro correndo com dono

Se você deseja evitar este problema em seu amigo de quatro patas, estes são alguns dos conselhos que deverá seguir:

  • Leve-o para passear e para brincar ao ar livre, já que o exercício é uma importante atividade que todo cão deve executar, tanto para sua diversão como para desenvolver um bom estado de saúde.
  • Alimente-o de maneira saudável, desta forma ele contará com as energias necessárias para o seu dia a dia e manterá um peso ideal. Se tiver dúvidas sobre qual é a melhor dieta que poderá oferecer, consulte um veterinário para que ele estabeleça a mais adequada, de acordo com o tamanho, idade e raça de seu animal.
  • Evite criar maus hábitos alimentares como os de jogar a ele pedaços de comida ou os prêmios com diferentes tipos de alimentos.
  • Estabeleça um horário fixo para alimentá-lo.

Evitar o sobrepeso gira em torno de levar uma rotina saudável, cheia de atividades físicas e boa alimentação. É recomendável que tanto o dono como o seu animal de estimação compartilhem deste ritmo de vida juntos, para se ajudarem mutuamente e fortalecerem ainda mais o vínculo humano-animal.

Tome nota!

Ter um cão não se trata apenas de tratá-lo como mais um, brincar sempre com ele ou se encarregar de seus cuidados. É essencial dar sempre o exemplo, já que eles são seres extremamente inteligentes que aprenderão e imitarão os hábitos de seus donos.

Se não puder manter uma rotina saudável, ao menos se assegure de que o seu cão a tenha.