Os cães entendem o que lhes dizemos e como o dizemos

os cães entendem

Se você gosta dos peludos e já compartilhou ou compartilha seu lar com eles, é certo que não lhe restam dúvidas de que os cães entendem tudo o que você lhes diz e como diz. Para aqueles mais céticos em relação a esse assunto, uma investigação publicada na revista “Science” confirma o tema.

Saiba como os cães decodificam a linguagem humana

O estudo foi comandado por Attila Andics, um neurologista que integra o departamento de Etologia e o grupo de investigação de Etologia Comparada do MTA-ELTE da Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste (Hungria).

O cientista afirmou que foi possível comprovar que os cães utilizam as mesmas regiões do cérebro que as pessoas para entender o que dizemos e como dizemos. Para processar as palavras, os peludos se valem do hemisfério esquerdo. E para interpretar o tom, utilizam o direito.

segurar-seu-cao

Da investigação se sabe, por exemplo, que os cães entendem se você apenas o está felicitando ou se as palavras coincidem com o tom empregado. Expressões sem sentido realizadas em tom alentador ou frases com significado, mas emitidas em tom neutro, não conseguem o mesmo efeito.

Um estudo realizado por cientistas de uma universidade húngara concluiu que os cães entendem o que lhes dizemos. Também o tom em que dizemos as coisas. Trata-se da primeira investigação que analisa as regiões neurais dos cães e como eles reconhecem a linguagem humana. Desta forma, a ciência volta a ratificar o que muitos donos de pets sempre souberam.

Os cães entendem tanto o que lhes dizemos, assim como o tom em que dizemos

Andics, que parece que nunca teve um cão e nem nenhum outro pet, afirma entusiasmado a sua surpreendente descoberta.

Andics disse que “as capacidades neurais de processar palavras, que muitos acreditavam que eram próprias do ser humano, em realidade também são vistas em outras espécies“. E esclareceu que os cães “prestam atenção tanto às palavras quanto à entonação”.

Para chegar a estas conclusões, foram submetidos a escaneamento cerebrais 13 cães. Enquanto, recebiam ordens de seus treinadores ou proprietários. Os animais foram adestrados para se manterem imóveis durante 7 minutos, enquanto se realizava a ressonância magnética.

Há anos se tem investigado a habilidade destes animais de reconhecerem a linguagem das pessoas. Porém, este é o primeiro estudo que analisa a região neuronal deste processo nos cães.

Alguns resultados da investigação dos cientistas húngaros

Desta maneira, os cientistas puderam comprovar que:

  • A atividade na zona de recompensa do cérebro, que responde a todo tipo de estímulos prazerosos como a comida, o sexo, ou as carícias. Aí a resposta dos peludos era maior se os elogios se expressavam com um tom positivo.
  • Os cães podem combinar o que lhes dizemos e como os dizemos. Assim interpretam de forma correta o significado das palavras.
  • Além da entonação, nossos amigos de quatro patas reconhecem vocábulos concretos. Se trata daqueles que são utilizados de forma cotidiana para lhes dar diferentes tipos de indicações.

A longa relação entre humanos e cães parece explicar o especial entendimento entre as duas espécies

conseguir-quem-meu-cao-seja-mais-amigavel

O cientista ressaltou que a sociedade que os cães mantêm com as pessoas há milhares de anos explica muitas coisas. Não é estranho que estes seres prestem maior atenção ao que lhes dizemos e como.

Andics explicou também que é muito provável que outros animais tenham também a capacidade mental de compreender a linguagem humana. Mas adicionou que isto é difícil de comprovar dada a falta de interesse pelas palavras humanas que a maioria das espécies manifestam. A estas alturas fica claro que este senhor tampouco teve um gato.

Os investigadores consideram que é necessário continuar estudando a forma com em que os cães entendem a linguagem humana. Possivelmente até se decidam a adotar um peludo. Assim esperamos.