Os cães facilitam a aprendizagem infantil

aprendizagem infantil

Já falamos em inúmeras ocasiões sobre os benefícios de se ter um cão em casa quando há crianças. Os cães são capazes, tão somente com a atitude de amor incondicional deles, de ensinar boas qualidades e coisas maravilhosas que servirão as crianças pelo resto de suas vidas. Portanto, eles são ideais para a aprendizagem infantil.

Provas de que os cães facilitam a aprendizagem infantil

Há alguns dias várias associações de animais se reuniram, entre elas a TEA Associação de Labradores. Neste evento foram mostrados diferentes exercícios de obediência, defesa e agilidade, assim como também outros tipos de treinamentos físicos que poderiam ser úteis aos animais para se apresentarem em campeonatos ou em outras competições.

aprendizagem infantil

Autor: Keneth Cruz

Segundo Amelia Suárez, da TEA “a interação com um cão faz com que as crianças aprendam mais rápido e que melhore suas capacidades motoras”. E foi isso o que este evento quis demonstrar. A TEA tem trabalhado por muitos anos em asilos e escolas e, portanto, garante que os benefícios do trabalho com um cão são muitos.

No evento que ocorreu no auditório de Magdalena, em Avilés, Espanha, foi possível ver como as crianças que tinham objetos ao seu redor, mas que não sabiam o que fazer com eles, agiram até que chegasse um cão.

Por exemplo, foi possível ver crianças que tinham bambolês ou aros perto delas, elas pegavam os objetos, olhavam para eles e mais nada, mas assim que chegava um cão, o pequeno atuava rapidamente e logo levantava o aro para que o animal passasse ou saltasse por ele. De repente as crianças procuravam outros objetos que pudessem usar para brincar e se divertir com seus amigos cães.

Ficou provado em uma breve apresentação que ter um cão agiliza a mente infantil, aguça os sentidos e acelera a aprendizagem.

Aprendizagem infantil: emoções

Além de agilizar a aprendizagem infantil, os cães contribuem com múltiplos benefícios aos nossos pequenos. No que diz respeito à saúde, foi possível provar que as crianças que crescem com cães têm menos probabilidades de contrair asma.

Também por estarem expostas a mais bactérias e outros agentes externos que os cães transportam, o sistema imunológico delas se fortalece, evitando assim que elas contraiam enfermidades ou que sofram ataques de vírus, o que sem um sistema imunológico forte, seria mais fácil de ocorrer.

Além de tudo isto, os animais contribuem com grandes lições de vida que poderão fazer de suas crianças pessoas melhores. Fizemos uma lista de algumas dessas lições, mas se você tem crianças em casa e também um cão, é certo que poderá acrescentar mais algumas:

aprendizagem infantil

  • Responsabilidade. Os pequenos, desde que um cão chega em casa, e se assim o ensinarmos, entendem que o animal é dependente de nós e que é necessário lhe darmos de comer, de beber, que o levemos para passear e que lhe ofereçamos amor. Além disso, deveremos limpar o que o cão sujar, banhá-lo e outras muitas coisas. Se você envolver o seu filho desde pequeno nestes trabalhos, ele será um adulto responsável.
  • Amor sem preconceitos. Ser diferentes às vezes faz com que nos sintamos melhores do que os outros, ou podemos rejeitar os outros por serem diferentes de nós. Seu pequeno amará o seu animal até sendo peludo, cheirando diferente ou fazendo coisas de maneiras diferentes. Isto será uma lição para que ele aprenda a amar a todos sem importar como sejam.
  • Empatia. Os cães são empáticos por natureza. Dizem que o exemplo é o melhor professor. Por isso, quando o seu filho ver os bons sentimentos de seu pet, ele irá quer imitá-lo e será empático tanto com o animal como com outras pessoas. É possível que seja um processo gradual do qual ele não está consciente.
  • Respeito. Seu filho aprenderá que, embora o novo membro da família não possa falar, com seus gestos e atitudes dirá o que quer e necessita a cada momento. Algumas vezes, o animal necessitará de espaço e, embora o seu filho queira brincar, ele terá que respeitar isso. Será uma lição que ele se lembrará por toda sua vida e que lhe servirá para ser mais respeitoso com os outros.

Assim, ter um cão será benéfico em todos os sentidos, sobretudo se houver pequenos no lar. Se você já tiver um cão, faça com que o seu filho interaja com ele ao máximo, e se você ainda não um peludo, o que você está esperando? Estamos certos de que você não se arrependerá!