Por que os cães fazem xixi dentro de casa?

Por que os cães fazem xixi dentro de casa?

Pode acontecer que depois de horas dedicadas ao tema e acreditar que tudo tinha ficado claro, seu peludo lhe surpreenda ingratamente fazendo xixi dentro de seu doce lar. As razões pelas quais o cão urina em casa podem ter diversas origens. Vamos contar os motivos e as maneiras para encontrar uma solução.

Conheça o principal motivo para um cachorro fazer xixi em casa

Filhote fez xixi no tapete

O primeiro que você deve fazer é deixar o nojo de lado e, com a mente fria, começar a questionar as causas do seu querido peludo começar a deixar pocinhas por todos os cômodos.

Ainda que custe acreditar, um dos principais motivos pelos quais um cão faz xixi na casa é uma educação incorreta. Ninguém gosta de ser culpado por algo, sobretudo se pensa que fez o maior esforço possível em ensinar ao peludo os lugares corretos para se fazer xixi.

Mas você deve assumir, quem sabe você não foi suficientemente persistente no tema e para seu cãozinho não ficou claro que dentro de casa não se deve fazer xixi.

Se seu peludo urina dentro de casa, não sinta nojo disso. Procure as causas e encontre as soluções. Com paciência e carinho é possível conseguir tudo.

Como explicar ao peludo que não faça dentro de casa

Para que um cão entenda que a sala ou a cozinha não são lugares indicados para fazer suas necessidades, é fundamental que seja indicado com firmeza no mesmo momento em ele estiver urinando.

Paralelamente, você deve recompensá-lo com petiscos, elogios e carinhos no exato momento em que termine de fazer xixi fora de casa.

Lembre-se que de nada serve repreender um cão depois de demonstrarmos que o xixi nos causa nojo. O animal não vai entender a que você está se referindo.

Também é importante ter em mente que nunca se deve castigar um cão quando se comportar fora das regras estabelecidas. Só vai piorar o panorama e pode provocar um acovardamento no animal, gerando mais inconvenientes na conduta.

Não altere a rotina do seu peludo se quiser sua casa livre de xixi

Outra das causas que podem predispor que um cão urine dentro de casa é não passear o suficiente ou não passear em horários regulares.

Uma das responsabilidades que você deve assumir quando incorpora um cão em sua vida é de levá-lo para passear três vezes por dia. O ideal é levar entre 15 e 30 minutos depois dele comer, beber ou brincar.

E, como os peludos são animais de costume, se você mudar a rotina ou levá-lo para passear só quando tiver tempo, não se queixe se a bexiga dele não aguentar e fizer xixi dentro de casa.

Outras razões pelas quais um cão pode urinar dentro de casa

Outros motivos pelos quais um cachorro faz xixi em casa podem ser:

  • Super excitação. Você deve ensinar-lhe que se acalme diante de situações corriqueiras.
  • Ansiedade, sobretudo se há separação.
  • Submissão e emoção, particularmente se ainda for um filhote.
  • Marcação territorial. A castração pode controlar em parte a questão.
  • Estresse. Se houver alguma mudança na rotina do lar, o peludo pode se estressar e começar a urinar em lugares antes impensados para ele.

Para solucionar o problema, quem sabe seja necessário que, em algum destes casos, você deve consultar algum especialista em comportamento animal.

Xixi fora de lugar por razões de saúde

Cachorro triste

Também pode acontecer que seu amigo de quatro patas faça xixi dentro de casa por algum transtorno de saúde. Por exemplo:

  • Problemas renais;
  • Infecções urinárias;
  • Cálculos na bexiga;
  • Diabetes.

Além disso, assim como acontece com os humanos, quando o cachorro envelhece, vai perdendo o controle de algumas coisas, entre elas a capacidade de reter o xixi até chegar à rua.

Não deixe de consultar o veterinário para que ele indique como tratar cada situação.

Mais mimos e menos xixi

Outra causa de que seu peludo urine em lugares inadequados é que esteja tratando de chamar sua atenção. Quem sabe passe muito tempo sozinho. Ou que, ainda que você esteja em casa, você não dedique um bom momento para brincadeiras e mimos.

Se você for um dono responsável, com certeza vai encontrar os motivos e vai buscar uma forma de solucionar este problema. 

Assim, você conseguirá que seu cachorro fique feliz e que sua casa esteja livre de xixi.