Por que os cães gostam de colocar a cabeça na janela do carro

cabeça na janela

Alguma vez você já percebeu que ao levar o seu cão com você no carro, ele coloca a cabeça na janela? Pois isso é extremamente divertido para ele, por uma série de razões que lhe explicaremos a seguir.

O cão coloca a cabeça na janela para desfrutar dos cheiros

cachorro na janela

Como muitos sabem, se o cão fosse um super-herói, um de seus poderes mais incríveis seria indubitavelmente o olfato, já que eles podem detectar cheiros a distância de quase dois quilômetros, isso os transforma em verdadeiros peritos em detectar materiais explosivos, ou narcóticos, além de servir para encontrar alguém que esteja perdido.

A capacidade de farejar dos cães é literalmente cem mil vezes melhor do que a do ser humano, já que estes pequenos bichinhos têm entre 125 e 250 milhões de glândulas odoríferas, enquanto que nós, apenas contamos com 5 receptores olfativos, quer dizer, enquanto neste aspecto os seres humanos são pequenos cubos de gelo, os cães são pouco mais que um iceberg.

Esta é uma das razões pelas quais estes pequenos amigos de quatro patas adoram colocar a cabeça na janela do carro, já que eles podem detectar com seu nariz milhões de partículas que lhes ajudam a saber tudo o que está acontecendo e em alta velocidade.

Em poucas palavras, tudo isto representa um autêntico prazer para os cães, já que por experimentarem a sensação de muitos aromas de uma só vez, isso é uma diversão para eles, além de saberem se se trata de um cheiro a uma curta ou a uma longa distância

Para desfrutar da vista

O maior desfrute dos cães quando colocam a cabeça na janela do carro é o visual, já que para esses nossos companheiros, é um prazer inigualável perceber como as coisas se movem de maneira brusca, rápida e repentina, e isso é algo que estimula o sistema nervoso dos cães.

Isto se deve ao fato de existir na retina dos cães, algo que é chamado de bastonete. Os bastonetes se encarregam de ajudar os cães a detectar qualquer tipo de movimento, a tal ponto que eles podem determinar com muita facilidade quando algo está se movendo a uma distância de até 100 metros, o que os torna excelentes caçadores.

Quando um cão está dentro de um carro em movimento, ele não resiste a colocar a sua cabeça na janela, já que presenciar a outras pessoas, automóveis, objetos ou animais se movendo e desaparecendo, é como se nós assistíssemos o nosso filme favorito no cinema.

Além de tudo isto, colocar a cabeça na janela do carro ajuda o cão a se distrair e a quebrar com a rotina, já que ele experimenta algo único e inigualável para ele, ainda que durante os passeios ele possa presenciar cenários diferentes do que está acostumado, não se compara com o campo visual que lhe oferece estar dentro de um veículo em movimento.

Colocar a cabeça na janela ajuda o cão a relaxar

Assim como nós seres humanos, os cães também sentem muito prazer pelas comodidades de alguns espaços, por isso estar em um carro costuma ser espetacular para eles.

Quando o cão coloca a cabeça na janela do carro em movimento, ele sente um frescor que pouco se pode comparar com outras coisas que ele já tenha sentido previamente, já que o vento bate exclusivamente em seu rosto, o qual lhe faz se sentir relaxados, sobretudo em dias do verão ou de muito calor.

Para eles o melhor é quando há sol, já que os cães são verdadeiros amantes da luz solar pela quantidade de benefícios que oferecem a sua saúde, por isso combinar o sol com o vento é o êxtase total.

Precauções

Cachorro no porta-malas

Embora seja certo que esta é uma experiência divertida, é também uma experiência perigosa, já que colocar a cabeça na janela do carro em movimento implica em uma série de riscos.

É por isso que agora lhe passaremos uma série de precauções que você deverá tomar com o seu cão quando ele for te acompanhar no carro.

  • Coloque um peitoral em seu cão, já que ele evitará que o cão pule pela janela quando quiser perseguir algo, além de servir como um cinto de segurança.
  • Dirija lenta e cuidadosamente, ou faça com que o motorista assim o faça.
  • Coloque protetores de ouvido de cera nos ouvidos de seu peludo, já que desta forma você evitará os danos que os ruídos podem causar quando o veículo está em movimento.

Seguindo estes conselhos, você oferecerá ao seu cão um prazer seguro.