Os cães movem a cauda com o coração

cauda dos cães

Nossos queridos amigos, os cães, não deixam de nos surpreender. Eles não sabem falar, mas têm tantas formas de se comunicar que queremos conhecer e entender para poder compreendê-los e amá-los ainda mais. A cauda é um de seus traços mais característicos.

É um amontoado de emoções demonstradas, como uma fonte de sentimentos que brotam quando ela se move. A cauda de um animal pode nos dizer muito sobre o que ele sente a cada momento. Vamos conhecer alguns de seus movimentos.

Os movimentos da cauda de um cão

Em círculo. Ele não poderia estar mais feliz. Moverá o rabo em círculos quando te ver, quando estiverem brincando ou quando ele estiver brincando com outro cão. Este movimento só denotará alegria, festa e boas vibrações.

De um lado para o outro. Isto também denotará felicidade e alegria embora também possa significar nervosismo e impaciência. Com esse movimento, o animal também pode mostrar uma mistura de sentimentos: desejo e medo. Pode desejar que algo aconteça, mas tem medo do que possa ocorrer. Por exemplo, moverá o rabo assim que você lhe levar comida, porque ele está desejando comer (como sempre), mas, por sua vez, ele terá medo ao ver você se aproximando de seu alimento, com medo que você o tire dele.

Cauda levantada. Este é um sinal que não tem segredos. Os cães vêm dos lobos, entre eles há hierarquias e eles estão acostumados a substituírem os seus líderes sem fazerem perguntas. Este movimento de cauda reflete autoridade e aí, nesse momento, não há discussão possível com ele.

Rabo na horizontal. Isto acontece quando algo atrai a atenção do animal. Comida, algo que ele fareja, outro cão ou simplesmente algo em movimento.

Cauda baixa com movimentos laterais muito perto das patas traseiras. Esta é uma forma de demonstrar insegurança, incerteza e possivelmente um pouco de temor. Quando ele não sabe muito bem se você o chama para brigar com ele ou para lhe fazer uma carícia, possivelmente seu cão faça este gesto. Também pode ser que algo que ele vê não lhe agrade ou não o convença.

Rabo entre as patas. Este movimento de cauda não tem erro: medo. Não há outra explicação. Nenhum outro motivo fará com que o seu cão coloque a cauda entre as patas traseiras, apenas o medo.

Cauda horizontal e tensa. Cuidado! Vai haver um enfrentamento. Esta é uma posição de ataque, por isso se houver um cão por perto, melhor o pegar em teus em braços. Se for com uma pessoa, você deverá ensinar o seu cão a se socializar para evitar problemas.

Seu coração refletido em seu rabo

Dizem que os olhos são o espelho da alma. Inclusive em nossos animais isso também é certo. Mas no que se refere a emoções e sentimentos, a cauda de um cão tem muito a nos dizer.

Estava me lembrando daquela frase que diz que “É da abundância do coração que a boca fala”. No caso de nossos animais de estimação poderíamos dizer que “Da abundância do coração fala a cauda”.

Sabemos que eles não podem falar, que não podem se comunicar conosco como nós gostaríamos. Mas mesmo assim o nosso cão é o nosso melhor amigo. Quem já não sonhou alguma vez que podia conversar com o próprio cão enquanto passeava? Mas isso é impossível, pelo menos é impossível que ele te responda com palavras. Mas sua cauda… sua cauda tem muito o que dizer.

Fale com o seu cão e observe a cauda dele. Um cão sabe detectar suas emoções e sabe mostrar empatia para com elas, algo que você verá refletido em sua cauda. Isso unido a suas mímicas, suas lambidas, essas que às vezes nos incomodam, são a forma deles de se comunicarem conosco, de nos dizerem que nos amam e que estarão sempre ao nosso lado aconteça o que acontecer. Pela cauda, um cão te deixará ver que seu coração dele está repleto de bons sentimentos para com você. Não se esqueça nunca disso!