Os cães podem curar as dores físicas das crianças

dores nas crianças

Ao longo da história a relação entre os cães e as crianças foi sempre mais bela e estreita que qualquer outra. O melhor amigo do homem sempre se deu muito bem com os pequenos da casa. Entretanto, longe de se reduzir unicamente a questões mentais ou emocionais, está sendo possível provar que os cães podem, inclusive, oferecer benefícios ao estado de saúde das crianças, que ao desenvolverem qualquer tipo de doenças, produto de algum problema relacionado com o estresse, podem ter dores curadas ou reduzidas por estes amigos de quatro patas.

Isto foi descoberto pelo Hospital Geral da Villalba, localizado na cidade de Madri. Recentemente, trouxeram à tona o resultado deste estudo que gerou muitíssima surpresa, falaremos mais sobre isso neste artigo.

Terapia contra dores para as crianças

cachorro com criança

Fonte: www.ideal.es

O mencionado centro médico esteve realizando uma série de estudos através dos quais foi possível chegar à conclusão de que os pacientes infantis que apresentam fortes dores abdominais, produto do estresse, podem ser tratados através da terapia com cães.

A efetividade de tal tratamento é ainda maior nos casos onde os pequenos sofrem de cólon irritável, causado por situações estressantes como problemas na escola ou no lar.

Conforme chegou a declarar Miguel Anjo Carro, o principal pesquisador deste estudo, a hipótese que fazem a respeito dessa terapia com animais é que ela pode melhorar potencialmente a qualidade de vida dos pacientes mais jovens por diminuir as dores.

Para poder colocar em prática este impactante projeto, o centro médico selecionou uma série de crianças entre os 8 e os 12 anos de idade, que apresentavam um baixo rendimento escolar, extrema ansiedade familiar e muito baixa autoestima, problemas que podem gerar muitíssimo estresse, desencadear dores e irritar o cólon.

Sessões com cães de rua

Embora possa ser uma surpresa para algumas pessoas, os cães que participaram destes estudos não foram precisamente cães das raças Border Collie, Pastor Alemão ou Labrador Retriever, conhecidos por serem as raças mais inteligentes e que melhor se dão com os pequenos da casa.

É que foram os cães de rua que os especialistas escolheram para colocar em prática o projeto. Para isso, eles começaram a percorrer ruas da capital espanhola para recolher alguns destes cães e levá-los para o local do estudo. Ali, os cães participaram do projeto com mais três ou quatro crianças que estavam acompanhadas de seus pais.

Entretanto, o certo é que embora se tratasse de cães que habitam as ruas, os especialistas decidiram que estes deveriam ter uma série de características específicas para poder realizar o experimento, para evitar qualquer tipo de inconveniente e alcançar os melhores resultados. Estas características eram as seguintes:

  • Serem cães com um bom estado de saúde e sem nenhum tipo de enfermidade que pudesse colocar em risco a vida deles ou a dos pacientes;
  • Serem cães tranquilos, sem nenhum antecedente de violência ou agressividade;
  • Estarem acostumados ao contato com as crianças.

Melhora no rendimento escolar

menino com cachorros

Autor: nicolas michaud

Longe de ter chegado ao seu fim, as sessões nas quais se realizam estes estudos continuam ocorrendo semanalmente no hospital, com uma duração de 45 minutos. Nelas, tanto os pequenos como seus pais são ouvidos para poder se determinar os motivos do estresse que estão sofrendo.

Embora se sabia que o contato com outras crianças é importante para sociabilizar os pequenos, a convivência com alguns animais, como os cães, é tão determinante que inclusive reduz grandemente diferentes tipos de fobias e de estresse, por isso qualquer tipo de dores geradas por este último também serão reduzidas.

O mais incrível de tudo é que esse tipo de terapia costuma ser tão eficiente, que os pacientes, ao serem tratados com ela, mostraram uma incrível melhora no rendimento escolar.

Como se pode ver, o melhor amigo do homem também é um grande amigo das crianças, e costuma ser um dos melhores remédios contra o estresse e contra suas terríveis consequências.