Os cães podem detectar o câncer de tireoide na urina humana

 

Uma das piores doenças que o ser humano pode vir a ter é o câncer. Não se trata apenas dos difíceis momentos que se passa em meio as dores e as quimioterapias, mas também de quão complicado é detectá-lo a tempo para que possa ser tratado com maior facilidade.

Segundo diversos especialistas da saúde, o câncer de tireoide pode ser diagnosticado de maneira precoce, já que a aparição de células cancerígenas e tumores malignos em tal glândula pode ser detectado facilmente através da biópsia aspirativa por agulha fina e pela ecografia de alta resolução.

Entretanto, os últimos avanços encontraram uma maneira muito mais fácil de detectar este terrível problema sem a necessidade de ter que fazer uma biópsia. O que gera surpresa é que nem sequer se trata de um instrumento de última geração, mas sim do melhor amigo do homem.

Os cães são capazes de detectar o câncer de tireoide apenas cheirando a urina da pessoa. Este fato se transformou em uma notícia que impactou a humanidade e as ciências médicas, já que em um futuro não muito longínquo, não seria nada estranho vermos estes lindos peludos nas clínicas oncológicas.

Um estudo minucioso

Em marco, na edição 97 da reunião anual da Sociedade de Endocrinologia dos Estados Unidos, celebrada na cidade de San Diego (Califórnia), foi revelado um estudo no qual se comprovou como os cães podem determinar esta enfermidade em quem ainda não teve o câncer de tireoide diagnosticado.

O chefe desta investigação científica foi o perito em endocrinologia oncológica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Arkansas, Donald Bodenner, quem demonstrou que estes amigos de quatro patas são capazes de detectar este tipo de câncer em uma etapa precoce.

Esta descoberta impactante foi realizada mediante um experimento no qual se utilizou um Pastor alemão chamado Frankie, que farejou a urina de 34 pacientes. O que resultou ser uma grande surpresa, foi que o cão acertou o diagnóstico em 88, 2% dos casos.

Os cães e seu preciso sentido do olfato

Conforme indica Bodenner, os cães possuem um dos olfatos mais importantes no reino animal, o qual é até 10 vezes superior ao do ser humano, já que contam com um órgão auxiliar sensitivo conhecido como órgão de Jacobson, o qual se encontra entre o nariz e a boca.

De qualquer forma, não se deve tomar qualquer tipo de decisão com relação ao tratamento que se aplicará ao paciente a partir apenas desta técnica canina. A precisão diagnósticada por Frankie foi ligeiramente inferior à dos métodos convencionais.

Alta efetividade nos resultados

Nas preliminares dos testes realizados pelo pastor alemão para determinar quem tinha câncer de tireoide e quem não, este nosso belo companheiro foi adestrado para identificar as amostras de tecidos de tireoide extraídos de vários pacientes. Depois de as cheirar, o cão deveria manifestar uma resposta através de um comportamento.

Esses tecidos emanam um aroma particular quando têm células cancerígenas, por isso Frankie farejou a urina de 34 pessoas antes de que estas realizassem a biópsia. Se tinham câncer, o cão deveria deitar no chão, se o contrário, a pessoa não apresentava nenhum indício desta enfermidade, ele simplesmente deveria se afastar.

O certo foi que dos 34 pacientes que ofereceram sua urina para o teste, 15 foram diagnosticados com câncer e 19 deram negativo. O amigo peludo só se equivocou em 4 casos.

Mudanças no diagnóstico do câncer de tireoide

cão-pastor-alemão

Autor: Ana Fontes

Embora seja certo que faz falta um estudo mais amplo para que não restem dúvidas, não seria nada desanimador que estes companheiros de quatro patas fossem treinados e utilizados pelos oncologistas para evitar o uso da biopsia por aspiração por agulha e a ecografia de alta resolução.

Na verdade, os médicos da Universidade do Arkansas anunciaram que ampliarão suas pesquisas com os cães e colaborarão com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Auburn para esta finalidade.

Isto seria um enorme avanço na forma de diagnosticar o câncer de tireoide, já que significaria uma enorme vantagem, por ser um método não invasivo com um preço muito mais econômico que o habitual.

Uma vez mais, os cães demonstraram que suas virtudes e capacidades são mais numerosas e surpreendentes do que muitos acreditam.