Os cães podem suar?

suar

Os cães não têm glândulas de suor espalhadas por todo o corpo e, por isso, usam as almofadinhas de suas patas e também a língua para se refrescarem. Mas aqui aprenderemos como os cães são realmente capazes de suar.

A pele do corpo do cão não é como a de seus donos e carece das glândulas que os humanos têm para suar. A origem de seu suor está na transpiração através de suas almofadinhas, assim como a expulsão de calor através de sua boca. Por isso às vezes se diz que os cães suam pela boca.

Uma forma diferente de suar

suar

A diferença entre humanos e cães é que os primeiros elevam a temperatura corporal por causa da pratica esportiva ou do calor ambiental, começando a se refrescar de forma imediata. Suas glândulas sudoríparas, um conjunto de células especializadas em expelir vapor de água, começam a trabalhar e a transpiração se produz rapidamente.

Os cães não têm glândulas sudoríparas espalhadas por sua pele, como as pessoas e outros mamíferos, como os cavalos por exemplo. Os animais têm diferentes células essenciais para perder o excesso de calor que o corpo acumula. A ofegação de sua boca e a eliminação de vapor de água através de sua língua são mecanismos alternativos com os quais os cães contam para se refrescarem.

As almofadinhas das patas para suar

Está provado que a maioria das glândulas sudoríparas dos cães se localizam nas almofadinhas. As células que estão encarregadas de expelir o suor do cão e de lhe ajudar a reduzir a temperatura corporal não estão distribuídas por todo o corpo do animal. Embora em pouca quantidade, estas células se localizam nas almofadinhas das patas, o que explica o porquê do cão virtualmente não suar.

A capa de gordura contida nas almofadas das patas permitirá aos cães amortecerem os impactos e a pressão normal das pegadas. Além disso, funcionam como um isolante das temperaturas extremas do chão.

Também, as almofadinhas do cão são seu mecanismo de sudorese, o que explica o porquê de quando o animal sente calor, é normal que ele deixe um rastro molhado no piso ou em outras superfícies lisas onde ele pisa. É sua maneira de transpirar.

Os cães podem suar pela boca?

Apesar do que foi dito anteriormente, as almofadinhas não são suficientes para eliminar o calor que o cão desprende. Para complementar, eles utilizam a evaporação do calor através da respiração. Por isso tiram a língua, ofegam e respiram mais depressa. Todos já vimos os cães começarem a ofegar quando têm calor, estão ansiosos, muito nervosos, etc. é a forma deles de se refrescarem e de respirar.

O corpo de um cão funciona como um termostato que detecta o excesso de calor e o bombeia à língua para eliminá-lo. Sua temperatura normal está entre 38ºC e 39ºC.

O animal detecta quando há um excesso de calor e bombeia sangue quente à língua, que está provida de glândulas salivares, que vão eliminar o excesso de temperatura em forma de umidade.

Também a cara e as orelhas

Quando o nosso pet expulsa vapor de água através de sua língua ele ajuda, desta forma, a resfriar seu cérebro. O ar refrescado na língua retorna, com menor temperatura, a este órgão vital que é o cérebro.

No caso das orelhas, nelas há veias que podem se dilatar ou se expandir. Desta forma, se o calor ambiental não for excessivo, estas ações ajudam a rebaixar a temperatura do sangue de nosso amigo peludo.

Algumas curiosidades sobre a sudorese dos cães

suar

  • A insolação que pode acometer nossos cães pode ocorrer por dois motivos diferentes: talvez o animal gere mais calor do que pode eliminar, ou o calor que há no ambiente é excessivo.
  • A refrigeração no caso dos cães tem maior complexidade e menor eficiência. Quando há insolação é preciso considerar esta questão.
  • Os cães de grande porte se refrescam menos do que os de pequeno porte, por causa de uma menor sudorese. Devido ao grande tamanho desses cães, eles geram mais calor do que podem expulsar.
  • Os cães pequenos têm uma maior sensibilidade às altas temperaturas ambientais.
  • Outros animais também utilizam truques para se refrescarem. Por exemplo, os ratos ou os cangurus lambem a barriga. As cegonhas combatem o calor defecando sobre suas longas patas.